No debate sobre Incêndios e Agricultura, na emissão especial da TSF, o secretário de Estado da Agricultura ouviu as queixas dos produtores afetados pelos incêndios de outubro.
Corpo do artigo
É um símbolo do renascimento. Uma ovelha que sobreviveu ao fogo de há dois meses pariu dois borregos há uma semana, mas para o produtor de queijo da Serra e criador de ovelha Bordaleira, Paulo Rogério, esta raça de ovelha "está em risco de extinção", ainda mais por causa do incêndio que destruiu rebanhos inteiros.
O queijeiro Paulo Rogério é uma força da beira serra. Ele confessa à TSF que, depois do incêndio, teve a mala feita para se ir embora de Oliveira do Hospital e só ficou "por causa de amigos que me deram ovelhas".
2017/12/mo_20171215192927
"Há uma onda de solidariedade muito grande" e o Estado demorou a entrar no terreno com a alimentação para animais.
Mas o governo garante que foram colocados alimentos em cinco bases, "correspondentes a 2400 toneladas de alimento para animais", sublinha o secretário de Estado da Agricultura, Luís Medeiros Vieira.
O governo nega também a acusação de discriminação lançada neste debate pelos agricultores. Os produtores queixam-se de tratamento diferenciado para os empresários industriais e agrícolas. No primeiro caso recebem ajudas quase pela totalidade e os agricultores têm subsídios de 50%, isto para prejuízos até 400 mil euros, através de financiamento comunitário do PDR 2020.
Na fileira florestal, é preciso "ajudar a controlar os preços da madeira que não param de baixar todas as semanas", adianta o presidente da Associação Florestal da Beira Serra, Vasco Campos.
Porque, "não sendo rentável tirar a madeira nós vamos ficar com um problema ainda maior. Vamos ficar com a madeira toda em pé a apodrecer com problemas fitossanitários que isso possa trazer, com problema paisagísticos, com o aumento de riscos de incêndio no futuro. É urgente que se tire a madeira enquanto ela tem valor", defende.
Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande e dois meses depois dos incêndios de outubro, a TSF parte para a estrada e percorre as zonas mais afetadas pelas chamas. Veja aqui todos os trabalhos desta emissão especial.