Se o tempo continuar seco nas próximas semanas, a produção de cereais pode ficar em causa, no Alentejo.
Corpo do artigo
Os agricultores do Alentejo começam a ficar preocupados. A chuva não cai na região desde finais do mês de Novembro. O tempo seco pode pôr em causa as culturas de cereias, nomeadamente, de trigo, aveia e cevada. À TSF, Bernardo Albino, presidente da Associação de Produtores de Cereais, explicou que se não chover nas próximas duas semanas, a situação é preocupante.
O potencial produtivo das culturas pode ficar ameaçado. Bernardo Albino diz que cada dia seco que passe é um dia de prejuízo.
Sebastião Rodrigues, dirigente da Confederação de Agricultores de Portugal, no Baixo Alentejo refere, em declarações à TSF, que a falta de chuva que se faz sentir compromete as culturas e as pastagens da região. Sebastião Rodrigues explica que, nesta altura, há já produtores que estão a recorrer a rações para alimentar os animais, uma vez que a pastorícia natural já não é suficiente.
Sobre este assunto, a TSF ouviu o presidente do Instituto Nacional da Água. Orlando Borges diz que por enquanto não há nenhuma situação problemática ao nível das barragens. Na próxima terça-feira, o instituto vai reunir para fazer um ponto da situação, mas até agora não há qualquer problema. Orlando Borges acredita, por isso, que não vai ser necessário adoptar medidas restritivas na utilização da água.