Água do mar vai aquecer nos Açores e explicação fica entre as alterações climáticas e o anticiclone
A temperatura do oceano, especialmente ao largo dos grupos ocidental e central do arquipélago, podem ultrapassar os 26ºC
Corpo do artigo
Se procura umas férias num lugar com a temperatura do mar mais quente, esse local pode estar mais perto do que imaginava. As águas ao largo do arquipélago dos Açores vão aquecer para temperaturas superiores a 26ºC, especialmente nos grupos ocidental e central.
"É uma possível ligação às alterações climáticas, uma vez que, mesmo a nível global, nos últimos anos tem-se vindo a verificar uma anomalia positiva, tanto da temperatura do ar como da temperatura da água do mar e, neste caso, também devido à própria posição e intensidade do nosso anticiclone dos Açores", refere à TSF Carolina Medeiros, meteorologista da delegação açoriana do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).
A explicação é simples: "O anticiclone dos Açores deverá estar localizado nos próximos dias a sudoeste do arquipélago e vai ter um vasto campo de ação, que os seus ventos vão ser muito fracos e associados à superfície. Sendo estes ventos fracos, vão limitar a mistura da água nas camadas superficiais do oceano, ou seja, não vai haver uma mistura de água à superfície com as águas a níveis mais profundos do oceano. Faz com que a radiação solar, quando incide sobre o oceano, aqueça mais a superfície da água. Outros motivos também pelo qual surgem esses valores de temperatura da água do mar é pelo facto de o vento ser fraco, vai reduzir o transporte das poeiras do Sara sobre a região subtropical do Atlântico. Vamos ter uma atmosfera mais limpa e neste caso vai permitir que a radiação solar incide sobre o oceano e seja mais eficiente, levando a este aumento de temperaturas."
O fenómeno é pouco comum e não vai desaparecer assim tão rapidamente. O pico de temperatura pode ser esperado esta semana, mas vai demorar até o mar arrefecer.
"Neste momento, podemos prever que será ao longo da próxima semana. Uma vez que estamos no verão, baixar vai ser difícil. Pelo menos vai-se manter. Possivelmente o pico poderá ser atingido esta semana, podendo ultrapassar os 26 graus, mas baixar, no máximo dos máximos, poderá baixar para os 25 graus, mas depois mantém-se ali durante um tempo entre os 25 e os 26. Uma vez que estamos no verão, prevê-se que a água se mantenha com esses valores", antevê Carolina Medeiros.
