O Teatro Nacional D.Maria II, continua em Odisseia Nacional pelo país e agora estreia: Ainda Marianas, um espetáculo a partir das Novas Cartas Portuguesas.
Corpo do artigo
É uma verdadeira Odisseia, o que o Teatro Nacional D. Maria II está a fazer pelo país todo, enquanto, no Rossio, o teatro está em reformulação. Ainda é uma peça de três mulheres, para evocar outras três ou muitas mais.
Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa escrevem As Novas Cartas Portuguesas, seguindo aquelas outras cartas que atribuímos à freira Maria Alcoforado, aqui as três Marias, como ficaram conhecidas, quando foram a julgamento, no anterior regime, ninguém ainda hoje sabe quem escreveu o quê, agora Catarina Rôlo Salgueiro e Leonor Buescu, trazem estas reflexões agora em voz alta juntado documentos de 72 quando o livro foi publicado e 73 quando as três Marias foram acusadas de ter publicado um livro insanalvelmente Pornográfico e atentatório da moral pública. Aqui este espetáculo refere Leonor Buescu é uma forma de ouvir a voz das muitas Marianas, ainda Marianas.
A mulher na condição em que vive, no livro das três Marias está a paixão, a clausura feminina, a escrita, o isolamento e o abandono e na altura também a guerra colonial, e agora é uma crónica de São José Almeida que também faz o primeiro aceno para esta ideia do palco.
Em fundo, um certo tempo, antes de 74, momentos da história que enquadram tudo, mas o fundamental destas novas autoras, para a dramaturgia foi criar da palavra escrita palavras ditas
Estas são as mulheres, talvez ainda marianas mas a fazerem esta reflexão em voz alta de uma memória de todos, dos 50 anos que já passaram.
Criação e dramaturgia Catarina Rôlo Salgueiro, Leonor Buescu / Os Possessos
a partir de Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria João Velho da Costa, e do seu julgamento
com Ana Baptista, Isabel Costa, Teresa Coutinho
cenografia Ângela Rocha
figurinos Ângela Rocha, Catarina Rôlo Salgueiro, Leonor Buescu
desenho de luz Manuel Abrantes
desenho de som André Pires
voz off João Pedro Mamede, Rafael Gomes
assistência de encenação Rafael Gomes
assistência de cenografia Tatiane Oliveira
assistência de desenho de luz Diana dos Santos
teaser e registo Mário Jerónimo Negrão
produção executiva Leonardo Garibaldi
residência de criação O Espaço do Tempo
coprodução Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Municipal Baltazar Dias, A Oficina
parceria Grupo Ageas Portugal
agradecimentos Maria Teresa Horta, João Sedas Nunes, Cristóvão Pereira, Guilherme Gomes, Cristina Carvalhal, Sara Carinhas, Gil Sousa, Afonso Wallenstein, João Barreira (Museu Regional de Beja), Maria Emília Correia, Ana Luísa Amaral, Isabel Costa, André Pardal, João Pedro Mamede, Nuno Gonçalo Rodrigues, Teresa Caetano (Juízo Central Criminal de Lisboa) e a nossa Alice
Os Possessos é uma estrutura financiada pela República Portuguesa - Cultura / DG
Ainda Marianas, estreia agora na Odisseia Nacional do Teatro D.Maria II, sexta-feira 20 em Estremoz e dia 26 de outubro em Lagos.