"Ajunta-te." Com música e t-shirts personalizadas, ação solidária oferece jantar de Natal aos trabalhadores da União das Freguesias de Setúbal
Após o almoço de Natal dos trabalhadores da União das Freguesias de Setúbal ter sido cancelado por alegadas razões económicas, denunciadas pelo atual presidente do organismo, Nuno Cruz, os cidadãos da cidade decidiram mobilizar-se para oferecer uma refeição aos funcionários, num jantar que terá música e t-shirts personalizadas com frases que só poderiam ser ditas por quem nasceu neste concelho.
Numa publicação no Facebook, Nuno Cruz expôs o que diz ser uma dívida deixada pela antiga liderança da junta. O presidente do organismo refere que "não havia liquidez financeira" para suportar o almoço de Natal. No entanto, indica também que nunca esteve marcado nenhum evento e, por isso, não cancelou nada.
Deparando-se com a situação, Rui Garcia, dono do Charroque da Prrofundurra, uma pequena empresa têxtil de personalização de t-shirts com frases típicas de Setúbal, assumiu o desafio de organizar um jantar totalmente gratuito para os cerca de 120 trabalhadores. Entre eles estão calceteiros, jardineiros e também trabalhadores da recolha do lixo, que, nas palavras de Rui Garcia, são quem "põe a cidade bonita".
"Conheço as necessidades de cada um. Encontro-os na rua e achei que foi uma falta de consideração, porque um almoço não é nada. E um momento de confraternização num dia do ano equivale aos 15 dias de férias que temos. É carregar baterias para conseguir vencer outra vez a dificuldade do dia a dia e tudo mais", afirma.
A publicação de Rui Garcia nas redes sociais foi feita às 07h00 de dia 2 de dezembro, mas o empresário conta que só precisou de uma hora para o evento estar nas bocas dos setubalenses: "Às 08h20, estava na praça a comer uma bifana. Estava num grupo de dez pessoas e o homem que estava ao meu lado esquerdo diz-me: "Tu publicaste uma coisa, estava aqui a ver..."
O jantar acontece a 12 de dezembro, sexta-feira, mas, sobre o menu, ainda não se sabe muito. Rui Garcia diz que será o próprio pai a cozinhar um "jantarinho alentejano". Adianta que também vai haver sobremesas variadas, doadas por várias produtoras da cidade. Aliás, quase todo o evento parte da solidariedade da sociedade de Setúbal, mas não só. O jantar vai acontecer na União Setubalense, uma associação da região, mas já chegaram doações vindas dos Países Baixos.
"Recebi um telefonema de uma pessoa que não conheço de lado nenhum dos Países Baixos. Está emigrado há 20 anos e telefonou-me a dizer que ia dar cem euros. Ele é de Santarém, nem sequer é de Setúbal, mas segue o meu trabalho há muito tempo e sabe mais ou menos aquilo que eu faço. Uma pessoa fica sensibilizada com isso", sublinha.
Além da comida, também vai haver música e sorteio de t-shirts personalizadas para a ocasião. Há muitas ideias de frases ou palavras para estampar, mas há uma que Rui Garcia destaca: "Ajunta-te." A palavra faz alusão à União das Freguesias de Setúbal, mas tem um toque de sotaque setubalense.
O Charroque da Prrofundurra espera que no jantar estejam quase 70 trabalhadores da União de Juntas de Freguesia de Setúbal.
