O epicentro do abalo localizou-se a 25 quilómetros a sul-sudeste de Faial da Terra e a cinco quilómetros de profundidade
Corpo do artigo
Um sismo de magnitude 5.3 na escala de Richter foi sentido, esta terça-feira, na ilha de São Miguel, nos Açores. A informação é adiantada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que indica que o epicentro do abalo localizou-se a 25 quilómetros a sul-sudeste de Faial da Terra.
"O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 11-03-2025 pelas 07:14 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 5.3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 25 km a Sul-Sudeste de Faial da Terra (S. Miguel)", pode ler-se em comunicado enviado à TSF.
O terramoto ocorreu a uma profundidade de cinco quilómetros.
Em declarações à TSF, Rita Carmo, do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores, explica que o sismo "foi sentido com intensidade máxima". "Alarmou a ilha inteira", afirma, sublinhando que, até ao momento, não há registo de danos ou vítimas.
Foram registadas algumas réplicas, ainda que "não sentidas pela população". Ainda assim, Rita Carmo alerta: "Não quer dizer que não possam ocorrer algumas de maior magnitude e que sejam sentidas."
Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).