Albino Almeida prepara-se para abandonar a liderança da Confederação das Associações de Pais (CONFAP). Jorge Ascenção, que atualmente era o número 2, vai assumir a liderança da confederação.
Corpo do artigo
A TSF conversou, esta manhã, com Albino Almeida, fazendo o balanço do tempo em que esteve à liderança da CONFAP considera que a educação ganhou bastante nos últimos 10 anos.
«Qualquer que seja o prisma por onde se olha para essa realidade, o que nós observamos por exemplo comparando o censo de 2001 com o de 2011 é que esta não foi uma década perdida para a educação», afirma Albino Almeida, realçando a diminuição do abandono escolar e o alargamento da escolariedade obrigatória até ao 12º ano.
Albino Almeida já não está tão confiante quanto ao futuro.
«Temo que alguns pressupostos que estão na base deste trabalho de melhoria em Portugal de resultados possam estar em causa por causa do sobreendividamento da educação ou das autarquias, um parceiro muito importante, que estão fortemente condicionadas no financiamento da educação, elas são muito importantes em matéria de instalações, logística e pessoal», adianta.