O concelho algarvio é o campeão nacional na detenção de bandeiras azuis: 25 praias e uma marina. O autarca diz que está tudo pronto para começar um verão em que são esperados muitos turistas.
Corpo do artigo
Na cerimónia de abertura da época balnear em Albufeira, na Praia dos Pescadores, não faltaram demonstrações de meios de salvamento por parte da Autoridade Marítima.
Fizeram-se simulacros de afogamentos e avançaram os barcos e as motas de água sob o olhar atento dos presentes. "Nós temos os meios todos preparados para que a segurança dos banhistas seja uma realidade", garante Carlos Silva e Sousa, presidente da câmara de Albufeira.
Em Albufeira, a totalidade das praias do concelho (25) exibe a bandeira azul, símbolo de qualidade. Nos últimos dias, o mau tempo retirou alguma areia a algumas destas praias mas o bom tempo deverá trazê-las de volta.
Nesta cerimónia, participaram crianças de escolas de Albufeira que assistiram com curiosidade às demonstrações de salvamento e contaram histórias pessoais.
"Um dia estava a nadar, veio uma onda, puxou-me para trás mas eu consegui sair de lá", diz uma menina de 8 anos.
Os alunos são unânimes em dizer que estar na praia, ver o mar, sentir a areia, vale mais do que tudo. "É muito fixe. Gosto de sentir as ondas a chocarem na minha cabeça", afirma um menino. Outra criança prefere fazer castelos na areia e nadar.
Para estas crianças, que têm o privilégio de viver perto do mar, a época balnear já começou.