O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, o MAAT, em Lisboa, mostra a coleção de uma das maiores mecenas em Portugal: "Álbum de Família, Obras da Coleção de Maria da Graça Carmona e Costa.
Corpo do artigo
Nos últimos 50 anos, aquela que é a mais importante mecenas privada do país, foi comprando, financiando, expondo, a partir de uma galeria, a Quadro, em Lisboa e de tantos outros trabalhos, nessa vontade de juntar todas estas obras. Agora é a primeira vez estão no mesmo lugar, ao mesmo tempo, nesta hora. João Pinharanda, um dos curadores da exposição, afirma que este é o momento, com o tempo de olhar para os últimos anos, das obras feitas em Portugal, mas com o olhar da colecionadora, neste caso Maria da Graça Carmona e Costa.
João Pinharanda que faz a curadoria em conjunto com Manuel da Costa Cabral, relembra toda a atividade que Maria da Graça Carmona e Costa teve na vida artística, sempre ligada à arte e aos artistas.
Neste processo para chegar a esta exposição que tem no nome aquilo que ela é de fato: Álbum de Família, onde os dois curadores foram aos lugares onde estão as obras, para as ver, rever, escolher, até para que a exposição possa trazer o espanto, de estar a ver ou a ver de novo, surpresa é a palavra.
Olhar uma exposição com tantas de anos de artistas, tempos, maneiras de trabalhar, gostos, sem fazer história, conta muitas histórias.
Álbum de Família - Obras da Coleção Fundação Carmona e Costa, no MAAT, em Lisboa, até 1 de abril do próximo ano 2024.