Albuquerque foi indigitado e conta apresentar Governo Regional "o mais rapidamente possível"
Coligação PSD/CDS ficou a um deputado da maioria absoluta, mas conseguiu garantir apoio ao fechar um acordo de incidência parlamentar com o PAN, que elegeu uma única deputada.
Corpo do artigo
O líder do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, foi esta quinta-feira nomeado presidente do XIV Governo Regional pelo representante da República, Ireneu Barreto, depois de concluídas as audições aos nove partidos que conseguiram mandatos nas eleições legislativas de domingo.
O anúncio foi feito por Miguel Albuquerque aos jornalistas, no final de uma reunião com Ireneu Barreto, no Palácio de São Lourenço, no Funchal.
Miguel Albuquerque indicou ainda que conta apresentar a composição do novo Governo Regional "o mais rapidamente possível", no decurso no próximo mês.
A coligação PSD/CDS-PP, cuja lista foi encabeçada por Albuquerque, líder dos social-democratas madeirenses e presidente do executivo, venceu as eleições, mas ficou a um deputado da maioria absoluta, tendo sido anunciado na terça-feira um acordo de incidência parlamentar com o Pessoas-Animais-Natureza (PAN), que conseguiu um mandato.
A coligação PSD/CDS-PP elegeu 23 deputados, o PS 11, o JPP cinco e o Chega quatro, enquanto a CDU (PCP/PEV), o BE, o PAN e a IL elegeram um deputado cada.