"Alcohol Lock." Mecanismo que bloqueia carros se condutor tiver álcool no sangue vai ser testado em Portugal
Em declarações à TSF, o secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal diz não ter dúvidas de que a indústria automóvel irá cumprir a diretiva europeia e instalar o "Alcohol Lock" nos veículos.
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A pouco mais de um ano para a entrada em vigor em toda a Europa da obrigatoriedade dos carros novos terem um sistema de bloqueio automático da ignição, em caso de álcool no sangue do condutor, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária já está a avaliar o mecanismo.
O "Alcohol Lock", ou bloqueio em caso de álcool no sangue do condutor, já está em vigor desde o ano passado, mas a diretiva europeia estabeleceu um período de adaptação de dois anos, que termina em julho do próximo ano.
Em alguns países, o sistema tem sido testado em condutores específicos, como, por exemplo, quem já infringiu as regras de condução sob efeito do álcool e quem conduz táxis, viaturas de transporte escolar ou público.
Segundo o Jornal de Notícias, a Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária está a testar um dispositivo, que também poderá não ser para todos os condutores, mas antes para os potenciais reincidentes.
O "Alcohol Lock" é apenas um dos mais recentes sistemas de segurança obrigatórios em veículos novos na União Europeia.
Os outros são o mecanismo de adaptação inteligente de velocidade, o avisador de sonolência, o avisador de distração do condutor, o sinal de travagem de emergência, o detetor de veículos em marcha-atrás e um aparelho de registo de eventos.
Mais antigo é o sistema de chamada automática para o número de emergência, em caso de acidente.
O secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) não tem dúvidas de que a indústria automóvel irá cumprir a diretiva europeia e instalar o "Alcohol Lock" nos veículos. Hélder Pedro sublinha que o setor tem tomado várias medidas que visam a redução da sinistralidade.
"Já se fala há bastante tempo destes bloqueios relativamente à condução sob efeito do álcool. Agora, como todos os aspetos que têm vindo a ser regulamentados, a Comissão Europeia regulamenta e os consultores de automóveis, dentro daquilo que é a sua capacidade, terão que cumprir aquilo que são as normas que emanarem de Bruxelas neste caso concreto, para novos veículos", explica à TSF Hélder Pedro.
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Hélder Pedro, da ACAP, defende que o bloqueador de veículos, quando detetado álcool no condutor, pode poupar muitas vidas.
"Ao longo dos anos, a indústria automóvel assistiu a muita regulamentação, quer em termos de segurança ativa, quer em termos de segurança passiva. No que respeita a estes aspetos, os veículos automóveis são hoje muito mais seguros do que eram há uma década e muito mais há duas décadas. Houve toda uma evolução, que tem tido resultados. Apesar dos números não serem aqueles que gostaríamos, certamente seriam piores se a indústria automóvel não tivesse dado passos, cumprindo regulamentos europeus", sublinha, dando o exemplo da diretiva da proteção de peões.