O antigo vice-presidente da Assembleia da República e histórico socialista considerou que Salgueiro Maia já devia estar há muito no Panteão Nacional. A Associação 25 de Abril diz que já tinha proposto esta ideia há um ano.
Corpo do artigo
O socialista Manuel Alegre apelou aos deputados para que aprovem a trasladação de Salgueiro Maia para o Panteão nacional como forma de assinalar o 40º aniversário do 25 de Abril.
No encerramento de uma iniciativa em defesa da constituição, democracia e Estado Social, em Coimbra, o ex-vice-presidente da Assembleia da República considerou que o capitão de Abril «já há muito devia estar» no Panteão Nacional.
Reagindo a estas palavras, o presidente da Associação 25 de Abril explicou que a ideia não é nova até porque o mesmo já tinha sido sugerido há um ano pela instituição liderada por Vasco Lourenço.
Em declarações à TSF, Vasco Lourenço explicou que a associação fez contactos nesse sentido, contudo, foram «levantados tantos problemas burocráticos que achámos que devia ser a Assembleia da República a tomar essa iniciativa».
«Quando surgiu esta fúria para colocar lá o Eusébio, houve quem também voltasse a pegar no assunto e que pusesse a correr abaixo-assinados para promover a ida dos restos do Salgueiro Maia para o Panteão», acrescentou.
Para Vasco Lourenço, isto «seria uma boa maneira de a Assembleia da República promover uma comemoração digna dos 40 anos do 25 de Abril, mas confesso que não espero muito do atual poder, esteja em São Bento ou em Belém».