Alentejo com 40 graus. Temperaturas máximas sobem, mas "tempo fresco" regressa no fim de semana
O IPMA explica que, no sábado, haverá "uma nova descida dos valores da temperatura máxima, associada a uma corrente noroeste mais intensa, que trará alguma nebulosidade ao litoral norte e centro e eventualmente alguns períodos de chuva fraca e chuvisco ao litoral a norte do Cabo Carvoeiro ou do Cabo Mondego"
Corpo do artigo
As temperaturas vão continuar a subir, esta quinta-feira, podendo atingir os 40 graus no Alentejo. A partir das 12h00, oito distritos do continente vão ficar sob aviso amarelo devido ao tempo quente. Em declarações à TSF, Maria João Frada, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, explica que as temperaturas altas vão manter-se durante o dia de sexta-feira.
"A temperatura máxima ontem [quarta-feira] já começou a subir. Hoje [quinta-feira] temos nova pequena subida dos valores da temperatura máxima, em especial nas regiões centro e sul e amanhã [sexta-feira] as temperaturas máximas vão manter-se aproximadamente na mesma ordem de grandeza", afirma.
Por causa do calor, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Faro, Setúbal, Beja, Castelo Branco e Portalegre até às 18h00 de sexta-feira.
O IPMA prevê para esta quinta-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco, por vezes moderado no litoral durante a tarde e subida de temperatura, em especial da máxima e nas regiões centro e sul. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13 graus Celsius (em Braga e Coimbra) e os 22 (em Faro) e as máximas entre os 23 (em Aveiro) e os 40 (em Évora).
No entanto, as temperaturas vão voltar a descer durante o fim de semana, mas por pouco tempo. "No sábado teremos uma nova descida dos valores da temperatura máxima, associada a uma corrente noroeste mais intensa, que trará alguma nebulosidade ao litoral norte e centro e eventualmente alguns períodos de chuva fraca e chuvisco ao litoral a norte do Cabo Carvoeiro ou do Cabo Mondego. O fim de semana tenderá a ter tempo mais fresco para no início da semana voltarem a subir as temperaturas e pelo menos até meio da semana - ou mesmo final da semana - é provável um episódio mais prolongado de tempo quente", acrescenta Maria João Frada.
Dezassete concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Guarda estão esta quinta-feira em perigo máximo de incêndio rural devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em perigo máximo de incêndio estão os concelhos de Loulé, São Brás Alportel, Tavira (Faro), Marvão, Portalegre, Castelo de Vide, Nisa, Gavião (Portalegre), Vila Velha de Ródão, Fundão, Penamacor, Covilhã, Belmonte, Proença-a-Nova (Castelo Branco), Mação, Sardoal (Santarém) e Sabugal (Guarda).
O IPMA colocou ainda mais de 50 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Beja e Faro em perigo muito elevado de incêndio.
De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até segunda-feira.
