Lembra-se da imagem de uma criança, sentada numa ambulância, coberta de sangue, que chocou o mundo? Alex, 6 anos, norte-americano, quer dar-lhe uma família. A dele. Para isso pediu ajuda a Obama.
Corpo do artigo
"Devíamos todos ser como o Alex", pode ler-se na página oficial do Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama.
E quem é Alex? Alex é uma criança, norte-americana, de seis anos que escreveu uma carta a Obama a pedir ao Presidente que vá buscar à Síria Omran Daqneesh. Porquê? Porque Alex quer que Omran pertença à família dele. E quem é Omran? "A criança que foi apanhada por uma ambulância, na Síria", escreveu o próprio Alex a Obama, referindo-se a Omran. Omran tem cinco anos e sobreviveu a um ataque em Alepo, na Síria. A fotografia dele, sentado na ambulância, com a roupa ensanguentada, correu mundo.
Ora, Alex escreveu, numa carta de três páginas, em papel amarelo, à mão, ao Presidente, garantindo que pretende que Omran passe a fazer parte da família dele. Obama levou a carta à cimeira sobre refugiados das Nações Unidas. "É a carta de uma criança que não aprendeu a ser cínica, desconfiada ou medrosa".
https://www.facebook.com/potus/videos/537075249815653/
Esta é a carta que Alex escreveu, na íntegra, traduzida:
"Caro Presidente,
Lembra-se do rapaz que foi recolhido por aquela ambulância na Síria? Pode por favor ir buscá-lo e trazê-lo para nossa casa?
Estacione na entrada ou na rua e nós vamos estar à vossa espera com bandeiras, flores e balões. Vamos dar-lhe uma família e ele vai ser o nosso irmão.
A Catherine, a minha irmã mais nova, vai apanhar borboletas e pirilampos para ele.
Na minha escola eu tenho um amigo da Síria, o Omar, e eu vou apresentá-lo ao Omar e podemos brincar todos juntos.
Podemos convidá-lo para festas de aniversário e ele vai ensinar-nos outra língua. Podemos ensinar-lhe Inglês também, tal como ensinámos o meu amigo Aoto do Japão.
Por favor, diga-lhe que o seu irmão vai ser o Alex, que é um rapaz muito simpático, tal como ele.
Como não vai trazer brinquedos e não tem brinquedos, a Catherine vai partilhar com ele o seu coelhinho de peluche azul.
E eu vou partilhar com ele a minha bicicleta e ensiná-lo a andar nela.
Vou ensiná-lo na Matemática a somar e subtrair.
E ele pode cheirar o baton pinguim da Catherine que é verde. Ela não deixa ninguém tocar nele.
Muito obrigado! Estou ansioso para que ele chegue!
Alex
6 anos"