O primeiro-ministro soube da notícia numa visita a Cabo Verde. António Costa lembrou uma inspiração e alguém que "deu sempre tudo do melhor que sabia à Política e à Democracia".
Corpo do artigo
Uma das maiores figuras da história do PS e um dos principais protagonistas da política portuguesa nas últimas cinco décadas. António Almeida Santos tinha 89 anos e atualmente era o Presidente Honorário do Partido Socialista. Ainda no domingo discursou numa ação de campanha de Maria de Belém, de quem era apoiante.
Almeida Santos morreu esta noite, em casa, depois de uma indisposição. O corpo deverá estar ainda hoje, em câmara ardente, na Basílica da Estrela.
O primeiro-ministro soube da notícia quando aterrou na cidade da Praia, em Cabo Verde, onde inicia esta terça-feira a primeira visita de Estado como chefe do Governo. António Costa lamentou a morte de "um grande amigo, um camarada, alguém com uma extraordinária vitalidade", que "deu sempre tudo do melhor que sabia à Política e à Democracia".
António Costa recordou ainda os tempos em que "era um miúdo" e via Almeida Santos na televisão, "fez parte do meu crescimento e da minha formação". Costa quis ainda deixar uma mensagem aos socialistas e à família de Almeida Santos.
O corpo de Almeida Santos estará esta terça-feira, a partir das 17h, em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa. O funeral será realizado amanhã, quarta-feira, no Alto de São João. Por respeito à vontade da figura histórica do PS, o corpo será cremado, não havendo lugar a cerimónias religiosas.