Fornecimento normal de água foi afetado pelo colapso de um dos furos de abastecimento. Situação afeta cerca de 14 mil pessoas.
Corpo do artigo
O colapso de um dos furos de abastecimento a Almeirim está a afetar o fornecimento normal de água a toda a cidade e na aldeia da Tapada, afetando um total de cerca de 14 mil pessoas, disse o presidente da autarquia.
Ouvido pela TSF, Pedro Miguel Ribeiro explica que tudo aconteceu de madrugada, com o colapso de um dos furos que abastece Almeirim que levou à entrada de areias no sistema da rede de canalização, afetando "o normal abastecimento a toda a cidade.
TSF\audio\2017\08\noticias\07\pedro_miguel_ribeiro_1
A avaria "obriga a fazer descargas da água que já se encontra na rede para limpeza das areias", um trabalho que vai demorar várias horas não sendo possível prever com exatidão quando é que as várias zonas da cidade possam recomeçar a ser abastecidas de água, adiantou o presidente da Câmara.
Caso seja necessário, adiantou o autarca, os bombeiros estão preparados para poder abastecer a população caso os trabalhos de limpeza da rede demorem mais tempo que o previsto.
Segundo Pedro Miguel Ribeiro, uma das justificações para o colapso do furo pode ter a ver com a seca que afeta o país.
TSF\audio\2017\08\noticias\07\pedro_miguel_ribeiro_2 TSF\audio\2017\08\noticias\07\pedro_miguel_ribeiro_2
Segundo um comunicado da empresa intermunicipal Águas do Ribatejo, "os serviços encontram-se a realizar os procedimentos necessários para o restabelecimento das condições normais de abastecimento", tendo desaconselhado ainda "o uso da água da rede de distribuição", e a "evitar-se a utilização de máquinas de lavar e outros equipamentos ligados diretamente à rede pública".
Fonte da empresa disse à Lusa que o colapso de um dos furos decorreu "por motivo do abaixamento dos níveis de água no subsolo" o que, "consequentemente, afetou o abastecimento de água", tendo perspetivado que a normalização da situação possa ocorrer "cerca das 22h00".
A Águas do Ribatejo anunciou também que já iniciou os procedimentos para a construção de um novo furo, com caráter de urgência.