Milhares de pessoas visitam os concelhos que celebram a floração com a realização de feiras e festas. Muitas continuam a chegar em excursões de autocarro.
Corpo do artigo
As amendoeiras estão a vestir-se de branco e rosa e prometem casamento com os olhos dos milhares de turistas que, até meados de março, sobem a Trás-os-Montes e Alto Douro. Muitos chegam de autocarro em excursão, muitos outros em automóvel próprio e todos juntos agitam a economia da região que está em festa.
São quase uma dezena os municípios que começam a festejar a floração das amendoeiras a partir deste sábado. Vila Nova de Foz Côa, Vila Flor e São João da Pesqueira são os primeiros. Seguem-se Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Mogadouro. Mirandela e Miranda do Douro também fazem feiras gastronómicas e de produtos regionais a contar com o corrupio de turistas.
Vila Nova de Foz Côa, o concelho que tem na floração da amendoeira o principal cartaz festivo do ano, é sempre o que mais aposta. Isabel Filipe estreia-se, este ano, na venda de produtos regionais como “biscoitos de amêndoa, compota de abóbora e amêndoas caramelizadas”. E está “confiante em que vai correr bem”.
Andreia Carneiro é repetente na venda de vinho, azeite e amêndoa, que são os preferidos dos turistas que “procuram produtos regionais e que sejam diferentes. Jorge Carvalhal tem uma “expetativa muito boa” para sua primeira Festa da Amendoeira em Flor na Prymus, a sua loja de vinhos e produtos regionais. “Esperamos que haja muita gente a visitar esta terra”, deseja.
O vice-presidente da Câmara de Foz Côa, Pedro Duarte, salienta que a Festa da Amendoeira em Flor compensa, uma vez que o concelho é visitado por “centenas e centenas de turistas”, pelo que acredita que tenha “um retorno muito importante para a economia local”.
O autarca destaca que a festa é também “um momento de união de todo o concelho” e exemplifica com as freguesias. Cada uma tem um stand para mostrar e vender o que de melhor produz.
A CP e a Câmara de Vila Nova de Foz Côa têm uma parceria para seis viagens turísticas, nos dias 17, 18, 24 e 25 de fevereiro e 2 e 3 de março, entre as estações de São Bento (Porto) e do Pocinho (Foz Côa). Partida na Invicta às 07h20 e chegada às 10h45.
Os passageiros seguem depois de autocarro para Vila Nova de Foz Côa. Regresso às 17h14 e chegada às 20h30. O preço do bilhete por adulto é de 49 euros e por criança é de 25 euros. Há descontos para grupos de 10 ou mais pessoas. A parceria está integrada na Festa da Amendoeira em Flor. O objetivo é promover a região que é duplamente Património Mundial da Humanidade: Alto Douro Vinhateiro e Arte Rupestre do Vale do Côa.
Vila Flor também aposta forte a partir deste sábado. Quatro fins de semana para ajudar a melhorar a vida do comércio local, com quem chega em excursão ou através de meios próprios. O autarca, Pedro Lima, realça que “80 por cento” dos turistas que chegam ao concelho ainda vai “pelo meio tradicional, em autocarro, e enchem por completo o recinto” onde se realiza a feira. Os restantes 20% chegam de carro e contribuem para que “a hotelaria e a restauração fiquem lotadas”.
