Há em Portugal cerca de 4263 edifícios públicos com amianto, uma lista que não foi tornada pública, apesar da insistência das associações ambientalistas e dos sindicatos.
Corpo do artigo
O Ministério da Justiça vai retirar o amianto de 39 tribunais. É uma garantia dada por uma fonte oficial do ministério liderado por Francisca Van Dunem ao jornal Público.
De acordo com a fonte citada pelo Público, "encontram-se em fase de elaboração os procedimentos referentes às 36 remoções pontuais de amianto" às quais acrescem três intervenções "mais extensas" nos Palácios da Justiça de Oeiras, Peniche e Vila Viçosa.
Foram detetados materiais de amianto em 87 tribunais, num total de 215 edifícios, nas quatro fases da análise contratada pelo Instituto da Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ). Em 2020, a quinta fase da análise deverá envolver mais 55 tribunais.
Segundo o jornal, há em Portugal cerca de 4263 edifícios públicos com amianto, uma lista que não foi tornada pública, apesar da insistência das associações ambientalistas e dos sindicatos.