"Intelectualmente sedutor" e "determinante para a construção do moderno sistema científico em Portugal". Mariano Gago é assim lembrado pelos amigos.
Corpo do artigo
Augusto Santos Silva, que foi colega de governo de Mariano Gago, lembra que a amizade vinha de longe: "Tive o prazer e a honra de conhecer o Mariano Gago muito novo, nas lutas pela educação de adultos. Sempre pensou que só era possível vencer o atraso histórico do país apostando na qualificação de todos, incluindo dos adultos".
O reitor da universidade do Minho e presidente do conselho de reitores, António Cunha, classifica-o como "uma pessoa de referência, intelectualmente absolutamente sedutora"
Cruz Serra, reitor da universidade de Lisboa, entende que Mariano Gago "foi determinante para a construção do moderno sistema científico em Portugal"
Já Sampaio da Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa, recorda que teve "uma importantíssima conversa com ele há três dias, na qual ele dizia que o importante não era o ponto de partida, era o ponto de chegada".