A história vai agora chegar ao Auditório Arnaldo Trindade, no Porto, através da peça de teatro "As Aventuras e Desventuras de Camilo e Zé do Telhado".
Corpo do artigo
A relação de amizade entre Camilo Castelo Branco e Zé do Telhado começou quando o escritor cumpria pena de prisão no Porto, por ter mantido um caso de amor com uma mulher casada. Ana Plácido foi presa por ter cometido adultério e Camilo Castelo Branco acabou por entregar-se, cumprindo um ano de prisão na Cadeia da Relação.
Foi aí que conheceu José Teixeira da Silva, conhecido como Zé do Telhado, chefe de uma quadrilha de ladrões de casas e carruagens. Um homem com um manancial de histórias que aproximou o escritor do contador, como adianta à TSF Gouveia Santos, do Teatro Colmeia do Centro Comercial e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara do Porto.
"Procuramos, através desta peça de teatro, contar histórias sobre o Porto, ainda no século XX. História esta que tem a Cadeia da Relação como referência, onde estiveram em simultâneo Camilo Castelo Branco, Ana Plácido e Zé do Telhado. O Zé do Telhado, como é sabido, protegeu o Camilo na prisão e Camilo acabou por imortalizá-lo na história que conta no livro Memórias do Cárcere. Arranjou-lhe advogado, defendeu-o em tribunal e foi absolvido. Esta peça tem músicas originais de Rodolfo Cardoso. É uma peça divertida, é uma peça real, conta uma história bonita, uma história animada e pensamos poder contribuir de forma cultural para uma maior identidade de todos os trabalhadores da Câmara do Porto, porque isto é sempre motivo de orgulho. Podemos perceber que a nossa entidade faz qualquer coisa que pode ter significado, quer em âmbito local, âmbito da própria Instituição, quer em âmbito regional e nacional. É esta a nossa intenção", explicou à TSF Gouveia Santos.
TSF\audio\2023\11\noticias\08\gouveia_santos
A história vai agora chegar ao Auditório Arnaldo Trindade, no Porto, através da peça de teatro "As Aventuras e Desventuras de Camilo e Zé do Telhado". Grande parte do elenco desta peça que estreia esta quarta-feira, às 18h30, é composto por trabalhadores da autarquia.
A entrada é gratuita.