A revista Forbes divulgou a lista dos dez mais ricos que, em conjunto, detêm mais de 12% do PIB nacional.
Corpo do artigo
Em Portugal, a distribuição do dinheiro não respeita as regras da paridade. Por cá, há mais ricos (36) do que ricas (14).
No entanto, o lugar cimeiro do ranking é de uma mulher: Fernanda Amorim e a família detém a maior fortuna do país, que ronda os 4 mil milhões de euros. De resto, os laços familiares são notórios na lista que será divulgada na quarta-feira pela revista Forbes Portugal.
A família Soares dos Santos, com vários nomes na lista, surge em segundo lugar. O patriarca Alexandre Soares dos Santos, que detêm a Jerónimo Martins, tem uma fortuna avaliada em 3500 milhões de euros.
Na lista, há também um lugar de destaque para o empresário e empreendedor José Neves, fundador da Farfetch, que ocupa a quarta posição.
Em estreia na lista dos mais ricos, está o homem dos cruzeiros do Douro: Mário Ferreira, que vendeu recentemente a empresa que agrupava as suas marcas, ingressa para a lista dos 20 mais ricos em Portugal.
Por fim, o futebol continua naturalmente a render vários milhões a um grupo encabeçado por Cristiano Ronaldo, que tem o lugar guardado com uma riqueza que ascende aos 439 milhões de euros. O seu empresário, Jorge Mendes, também consta na lista, com uma fortuna de 260 milhões.
Eis a lista dos 10 mais ricos em Portugal para a Forbes
1. Maria Fernanda Amorim & família
Fortuna: 4173 milhões de euros
Principais ativos: Galp, Corticeira Amorim, Tom Ford e imobiliário
2. Alexandre Soares dos Santos & família
Fortuna: 3554 milhões de euros
Principais ativos: Jerónimo Martins e Walk"in Clinics
3. Vítor da Silva Ribeiro & família
Fortuna: 1192 milhões de euros
Principais ativos: Alves Ribeiro Construção, Banco Invest e Mundicenter
4. José Neves
Fortuna: 1010 milhões de euros
Principais ativos: Farfetch
5. Dionísio Pestana
Fortuna: 681 milhões de euros
Principais ativos: Grupo Pestana
6. Maria Isabel Martins dos Santos
Fortuna: 574 milhões de euros
Principais ativos: Jerónimo Martins
7. Fernando Figueiredo dos Santos
Fortuna: 529 milhões de euros
Principais ativos: Jerónimo Martins
8. Luís Amaral
Fortuna: 527 milhões de euros
Principais ativos: Eurocash e Stock Spirits
9. Luís Vicente
Fortuna: 525 milhões de euros
Principais ativos: Grupo Luís Vicente e Refriango
10. Luís Portela & família
Fortuna: 502 milhões de euros
Principais ativo: Bial