
Carlos Barroso/Lusa (arquivo)
A autarquia apela à doação de alimentos (arroz, massa, enlatados, bolachas e cereais), comidas de bebés, água, produtos de higiene (fraldas infantis e para adultos), mantas e cobertores
A Câmara Municipal de Anadia, em parceria com outras entidades, lançou esta quarta-feira uma campanha solidária de recolha de materiais de construção e bens essenciais para serem entregues na região de Leiria.
"Apela-se aos cidadãos para entrega de materiais de construção e bens essenciais, tais como, lonas, telhas, silicones, cimento rápido, luvas de construção, telas de impermeabilização, oleados, coletes refletores, ferramentas de remoção e limpeza, vassouras e pás, lanternas a pilhas", enumerou o Município de Anadia.
Numa nota de imprensa, a autarquia apelou ainda à doação de alimentos (arroz, massa, enlatados, bolachas e cereais), comidas de bebés, água, produtos de higiene (fraldas infantis e para adultos), mantas e cobertores.
A Câmara pediu, igualmente, para que "os materiais de maior dimensão, nomeadamente paletes de telhas, cimento, telas e oleados" sejam entregues nos estaleiros da Câmara Municipal de Anadia", entre as 08h00 e as 17h00, até sexta-feira.
Já as restantes doações, solicitou para serem entregues nas sedes das Juntas de Freguesia do concelho, até às 16:00 de segunda-feira, dia 09 de fevereiro.
Esta campanha solidária para com a região de Leiria, resulta de uma parceira entre o Município de Anadia, no distrito de Aveiro, as juntas de Freguesia e associações (culturais, desportivas e agrupamentos de Escuteiros).
Dez pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois quatro óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.
Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
