ANAFRE acredita que proibir circulação entre concelhos vai diminuir acesso aos cemitérios

Rui Oliveira/Global Imagens
Jorge Veloso diz, ainda assim, não saber qual a melhor solução para a afluência massiva aos cemitérios na altura do dia de todos os santos e do dia dos fiéis defuntos, uma vez que "isto implica mexer com muitos fatores morais, religiosos".
Corpo do artigo
O presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) considera que a proibição da circulação entre concelhos de 30 de outubro a 3 de novembro vai levar a uma diminuição das deslocações aos cemitérios.
Em entrevista à TSF, Jorge Veloso diz não saber qual a melhor solução para a afluência massiva aos cemitérios na altura do dia de todos os santos e do dia dos fiéis defuntos, uma vez que "isto implica mexer com muitos fatores morais, religiosos". Ainda assim, na sua perspetiva, a medida do Governo terá efeitos positivos: "Penso que ela irá contribuir para um menor acesso aos cemitérios e possibilitará haver mais segurança."
Jorge Veloso adianta ainda que a regra, na maior parte das freguesias, será "manter os cemitérios abertos", ainda que com medidas de segurança mais apertadas, ou seja, "obrigando à utilização de máscara, utilizando gel, tentando criar circuitos de entrada e saída, de modo a que haja o mínimo possível de contacto e limitar a presença dentro dos cemitérios".
"Não é uma situação fácil, mas vamos tentar fazer o melhor e que esse melhor seja não contribuir para mais casos do que, infelizmente, já existem no nosso país", remata.
12953848