"Ano 2023 marca a plena recuperação do turismo." Governo espera que setor continue a crescer

Nuno Fazenda
Paulo Spranger/Global Imagens (arquivo)
No Dia Mundial do Turismo, o secretário de Estado afirma, à TSF, que os dados demonstram que Portugal está a "crescer na direção certa".
O ano de 2023 marca a "plena recuperação" do turismo em Portugal, considera o secretário de Estado de Turismo, Comércio e Serviços. No dia em que se assiná-la o Dia Mundial do Turismo, Nuno Fazenda, sublinha, em declarações à TSF, que Portugal já ultrapassou "os melhores resultados de sempre de 2019".
"O turismo é um setor de resiliência e excelência. Para termos uma ideia, basta ter presente que, de acordo com a Organização Mundial do Turismo, o turismo mundial deverá ficar entre 80 a 95% dos valores de 2019. Ora, em Portugal, em 2023 e, de acordo com os dados que já conhecemos, nós já ultrapassámos os melhores resultados de sempre de 2019", disse Nuno Fazenda.
TSF\audio\2023\09\noticias\27\nuno_fazenda_1_balanco_positivo
Para o futuro, o governante espera "continuar a crescer bem (...) com sustentabilidade e com autenticidade".
"Aquilo que nos demonstram os últimos dados é que nós estamos de facto a crescer na direção certa, porque de facto temos tido mais procura ao longo de todo o ano e não apenas nos períodos de maior procura turística tradicionais e também estamos a crescer em todas as regiões do país, mesmo naquelas que tradicionalmente não são os tipos com maior densidade ou procura", explicou.
TSF\audio\2023\09\noticias\27\nuno_fazenda_2_continuar_a_crescer
O Instituto Nacional de Estatística divulgou em 14 de setembro que a atividade turística rendeu proveitos de 3200 milhões de euros entre janeiro e julho, mais 26,1% do que no mesmo período de 2022, tendo registado 42,8 milhões de dormidas, mais 14,8%.
Em 19 de setembro, a Organização Mundial do Turismo disse que o turismo internacional continua a recuperar da crise pandémica, com o número de chegadas a alcançar até julho 84% do nível anterior à Covid-19.
Desde o início do ano, 700 milhões de turistas fizeram viagens internacionais, 43% mais do que no mesmo período de 2022 e julho foi o mês de maior atividade, com 145 milhões de viajantes internacionais registados, cerca de 20% do total.
As perspetivas até ao fim do ano apontam para uma recuperação contínua, mas a um ritmo mais moderado, depois da época alta de viagens.