
A boa relação preço/qualidade é um dos trunfos da uma velha taberna de Alvor, metamorfoseada em restaurante muito procurado e onde os produtos do mar - peixe e marisco - marcam presença maioritária na lista.
Corpo do artigo
Porto cartaginês, fundado por Aníbal, Alvor esteve largo período sob domínio muçulmano e só em 1250, no reinado de D. Afonso III, ficou, em definitivo, na posse da coroa portuguesa.
Na história da povoação onde faleceu D. João II, a pesca teve papel preponderante; hoje, é uma atividade a perder fulgor na região onde as praias e a beleza da ria se afirmaram como poderoso cartaz turístico.
A zona mais antiga de Alvor, dominada, lá no alto, pela igreja matriz construída no século XVI, mantém algum encanto, com as ruas estreitas, ladeadas por casas de traça algarvia.
Na rua dos Pescadores, praticamente ao lado da fervilhante artéria pejada de bares, fica a Taverna do Guedes.
TSF\audio\2018\11\noticias\20\tsfmesa20
A larga porta verde, bem ao estilo das velhas tascas, coloca em evidência o lado típico da casa, onde a boa cozinha e os preços sensatos são fatores que marcam a diferença.
O espaço tem uma decoração rústica, com apetrechos ligados à faina do mar e outros utensílios agrícolas pendurados nas paredes pintadas a branco. À entrada, do lado direito, a cozinha e o balcão; ao fundo, a escada que conduz à sala do andar superior, que resultou da adaptação da açoteia, o tradicional terraço das casas algarvias.
Mesas em madeira e bancos corridos contribuem, para um ambiente mais informal e descontraído. Amesendação básica, com toalhas e guardanapos em papel.
A proximidade do mar sente-se na ementa, que privilegia os produtos com sabor marinho, a marcarem presença maioritária na lista em que se destacam camarões fritos na caçarola com alho e piripíri.
Uma entrada em grande estilo, mas há lingueirão à Bulhão Pato e amêijoas de Alvor mexilhão à algarvia.
Os mariscos, nomeadamente, lagosta, sapateira, lavagante podem ser alternativa: outra, as saladas: de polvo, de camarão, atum ou de peixe com maionese.
Opção muito acertada é a sopa de peixe, Bem confecionada, saborosa e com abundante matéria-prima.
No capítulo mais extenso da lista figuram lulas fritas ou grelhadas; espadarte grelhado à algarvia; linguado; bife de atum grelhado à moda do Algarve ou com cebolada, peixe do dia para grelhar e filetes, que justificaram em absoluto a escolha: peixe fresco, envolvido por fino polme; fritura no ponto correto.
As especialidades da casa, todas para duas pessoas, traduzem-se nas apreciadas cataplana de peixe ou de amêijoas e ainda no arroz ou açorda de marisco.
Mais limitadas, as escolhas cárnicas: costeleta de novilho grelhada; carne de porco com amêijoas e duas opções de bife -- à casa e à portuguesa - são alternativa ao peixe fresco.
Nas sobremesas, brilha a trilogia algarvia, à base de alfarroba, figo e amêndoa.
Garrafeira suficiente: Serviço despachado e simpático neste restaurante onde a boa relação preço/qualidade é um trunfo no reino dos Algarves. Taverna do Guedes, em Alvor.
Onde fica:
Localização: R. dos Pescadores 27, 8500-023 Alvor (Portimão)
Telef.: 282 458 528