O até agora presidente executivo da Fundação Francisco Manuel dos Santos não irá assumir a presidência não executiva como previsto. Na base da decisão, segundo o Público e Económico, estarão divergências com Alexandre Soares dos Santos.
O sociólogo António Barreto vai abandonar a Fundação Francisco Manuel dos Santos nas próximas semanas devido a divergências com Alexandre Soares dos Santos, patrono da fundação e dono da Jerónimo Martins, avançam os jornais Público e Económico.
De acordo com os dois jornais, António Barreto, até aqui presidente executivo desta fundação, não irá assim assumir o cargo de presidente não executivo como estava previsto inicialmente.
Segundo o Económico, na base destas divergências está a estratégia da fundação em áreas como o Ensino Superior, uma área onde o patrono da Fundação Francisco Manuel dos Santos defende uma postura mais interventiva.
Por seu lado, António Barreto defende que é preciso sobretudo dar à sociedade portuguesa ferramentas necessárias para o debate sobre temas de interesse coletivo.
Para o cargo de presidente executivo da fundação vai Nuno Garoupa, que já pertence ao conselho científico da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Fundada em 2009, a Fundação Francisco Manuel dos Santos é mãe do projeto Pordata, a base de dados sobre Portugal contemporâneo, um serviço público de informação estatística com milhares de indicadores.
Contactada pela TSF, a Fundação Francisco Manuel dos Santos disse não pretender comentar estas notícias.