Começou a noite em Vila Nova de Gaia e terminou no outro lado do rio, no Porto. O líder socialista saiu à rua em noite de santo popular.
Corpo do artigo
"É com enorme prazer que assisto ao São João em Gaia, o ano passado estive do lado de lá e para o ano veremos, talvez fique no meio da ponte [Luiz I]", disse António Costa, em tom de brincadeira.
O líder socialista andou entre a multidão a levar marteladas, a posar para as fotos e a distribuir beijos.
Durante o percurso, o socialista elogiou a relação entre Gaia e Porto, a vivência popular, a alegria das pessoas e a qualidade das sardinhas.
Depois de uma sardinhada no Cais de Gaia, num jantar promovido pela autarquia, António Costa assistiu ao concerto da fadista Mariza e ao espetáculo de fogo-de-artifício, tendo depois seguido para a Avenida dos Aliados, no Porto, a pé.
"Não estou perdido não, sei muito bem o meu caminho", afirmou o líder socialista aos jornalistas.
Entre a multidão, António Costa ia ouvindo "força", "boa sorte" ou "saúde" e houve, ainda, quem lhe chamasse "próximo primeiro-ministro de Portugal".
Na caminhada até ao Porto, onde à 01:00 se realizou um concerto de José Cid, António Costa teve quem lhe perguntasse como tencionava baixar a Taxa Social Única (TSU) sem aumentar os impostos.