André Ventura, durante o debate parlamentar, desafiou o primeiro-ministro a demitir "ainda hoje" os dois ministros.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro reiterou esta quarta-feira a confiança política no ministro das Finanças, Fernando Medina, e no ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, depois de os dois governantes se virem envolvidos na notícia da TVI/CNN Portugal sobre uma alegada troca de favores entre PS e PSD na construção das listas para as eleições autárquicas de 2017 em Lisboa.
André Ventura, líder do Chega, lembrou, durante o debate na Assembleia da República, que as acusações "estão num despacho do Ministério Público", sendo que "a justiça diz que dois ministros são suspeitos".
"Sr. primeiro-ministro, quero fazer uma pergunta e deixar um desafio. Mantém a confiança em Medina e Duarte Cordeiro? O desafio é demitir estes dois ministros ainda hoje", atirou.
Em resposta, António Costa foi taxativo: "Obviamente, mantenho toda a confiança política e tenho a maior consideração pela idoneidade do doutor Fernando Medina e do doutor Duarte Cordeiro."
16411885
António Costa lembrou que não há debate em que André Ventura "não peça a demissão de um membro do Governo".
"Por si, todos os membros do Governo já estavam demitidos, o que muito nos honra da sua parte", afirmou.
"Sobre o programa da TVI, não posso falar mais do que aquilo que vi, mas do que vi sobre si acho que tem mais a contar do que eu", respondeu o primeiro-ministro.
Com o desafio de António Costa, André Ventura disse que "em nenhum momento é citado suspeito", o que é "uma grande diferença neste caso". O líder do Chega voltou a lançar suspeições para Medina e Duarte Cordeiro.
"Não pode falar muito, foi precisamente neste caso que encontraram documentos relacionados consigo, na contratação de Joaquim Morão", atira.