Ao contrário de Montenegro, eleitores do PSD querem "geringonça" caso não vençam eleições
A sondagem da Aximage para a TSF-JN-DN mostra que os eleitores do PS e do PSD defendem "geringonças" de esquerda ou de direita.
Corpo do artigo
Luís Montenegro já avisou que não será primeiro-ministro se o PSD não vencer as eleições legislativas, mas os eleitores social-democratas discordam do líder, de acordo com a sondagem da Aximage para a TSF-JN-DN.
TSF\audio\2023\12\noticias\31\_nao_apagar_francisco_nascimento_sondagem_geringoncas
A grande maioria do eleitorado do PSD (75%) quer o partido a formar Governo mesmo que não alcance o primeiro lugar da votação e apenas 7% colocam-se ao lado da opinião de Luís Montenegro.
Tanto os eleitores do Chega (67%) como os da Iniciativa Liberal (64%) defendem que Luís Montenegro deve formar Governo mesmo que não seja o mais votado.
Os inquiridos consideram que tanto o PSD como o PS devem formar Governo, caso não vençam as eleições, mas consigam uma maioria parlamentar. Ou seja, a porta que António Costa abriu em 2015 é agora a solução preferencial dos portugueses.
No que toca ao PSD, 49% das pessoas que responderam à sondagem concordam que o partido deve formar Governo caso exista uma maioria que suporte o Executivo. Apenas 20% dos inquiridos discordam dessa solução, em linha com a garantia deixada por Luís Montenegro.
Parceiros à esquerda do PS mais modestos
Os inquiridos apontam a mesma solução ao PS, caso consiga formar Governo com outros partidos. Para 46% dos inquiridos, o PS deve avançar para um Governo com apoio parlamentar mesmo que não vença as eleições. Por outro lado, 23% dos inquiridos são contra.
A maioria do eleitorado socialista defende a solução adotada por António Costa e 16% são contra.
Os eleitores do Bloco de Esquerda (BE) e da CDU, prováveis parceiros à esquerda, têm uma opinião mais modesta do que os prováveis parceiros do PSD à direita. Pelo BE, 41% são a favor, o mesmo defendem 45% de eleitores da CDU. Há ainda 64% de eleitores do Livre que são a favor.
Ficha técnica
Sondagem de opinião realizada pela Aximage para JN/DN/TSF. Universo: Indivíduos maiores de 18 anos residentes em Portugal. Amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando sexo, idade e região. A amostra teve 805 entrevistas efetivas: 688 entrevistas online e 117 entrevistas telefónicas; 390 homens e 415 mulheres; 174 entre os 18 e os 34 anos, 209 entre os 35 e os 49 anos, 230 entre os 50 e os 64 anos e 192 para os 65 e mais anos; Norte 277, Centro 175, Sul e Ilhas 122, A. M. Lisboa 231.
Técnica: aplicação online (CAWI) de um questionário estruturado a um painel de indivíduos que preenchem as quotas pré-determinadas para pessoas com 18 ou mais anos; entrevistas telefónicas (CATI) do mesmo questionário ao subuniverso utilizado pela Aximage, com preenchimento das mesmas quotas para os indivíduos com 50 e mais anos e outros.
O trabalho de campo decorreu entre 18 e 23 de dezembro de 2023. Taxa de resposta: 72,22%. O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de +/- 3,5%. Responsabilidade do estudo: Aximage, sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.