"Apanhados de surpresa." Neve em Castro D'Aire deixa automobilistas retidos e corta estradas
Na quarta-feira de manhã vai ser feita uma avaliação para se decidir se há aulas ou não em Castro D'Aire.
Corpo do artigo
Cai muita neve no concelho de Castro D'Aire esta terça-feira e, por isso, já há automobilistas a precisar de ajuda por ficarem retidos na estrada. Duas delas estão cortadas.
"Neste momento temos a Nacional 321, que liga Castro D'Aire a Cinfães, encerrada devido à forte acumulação de neve naquela via. Neste momento temos montado um dispositivo de prevenção e estamos a ajudar alguns automobilistas que foram apanhados de surpresa e ficaram retidos nessas vias pela neve. Estamos a ajudá-los a saírem", explicou à TSF Márcio Ferreira, adjunto do comando dos Bombeiros de Castro D'Aire.
Na quarta-feira de manhã vai ser feita uma avaliação para se decidir se há aulas ou não, mas é muito provável que seja necessário ajudar as instituições de solidariedade social a levar refeições a pessoas que vivem em zonas mais isoladas.
15675564
"De manhã estamos também já de sobreaviso porque haverá necessidade de apoiar as IPSS que levam comida aos utentes. Os limpa-neves deverão conseguir limpar as vias nas estradas nacionais e municipais, mas o interior das aldeias continuará sempre com alguma acumulação de neves e as instituições não estão munidas de veículos. Teremos de as auxiliar. Ainda é um grande número de pessoas. Neste momento não ser precisar quantas pessoas são, amanhã terá de ser avaliada, logo ao início da manhã, a quantidade de aldeias que estão inacessíveis para conseguirmos perceber a quantidade de meios que teremos de ter ao nosso dispor para podermos auxiliar nesse sentido", antecipou o adjunto do comando dos Bombeiros de Castro D'Aire.
TSF\audio\2023\01\noticias\17\marcio_ferreira_2_ipss
Portugal continental está desde segunda-feira a ser afetado pela depressão Fien, responsável pelo agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias com previsão de baixas temperaturas, chuva, vento forte e agitação marítima, tendo sido emitidos avisos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Para o distrito de Vila Real foi emitido um aviso amarelo devido à queda de neve entre esta terça e quarta-feira.