Rapper M7 é a protagonista do vídeo desta semana de combate ao ódio a pessoas LGBT. É o segundo vídeo da campanha que dura todo o mês de outubro.
Corpo do artigo
Chama-se #respectbattles e é uma campanha que tem como objetivo combater crimes e o discurso de ódio. Para isso, foram convidadas várias personalidades do hip hop nacional para darem voz a estas mensagens: Malabá, ACE, M7, Papillon e Estraca.
"A campanha é inspirada no conceito das rap battles, sabendo nós que essas rap battles têm na sua génese o ódio e o insulto", sublinha a gestora de projetos da APAV, Mafalda Valério. "Aqui quisemos inverter a ordem das coisas e transformar esta dita batalha numa troca de ideias mas que fosse promotora do respeito, da integração e da denúncia destas situações", nota.
Mafalda Valério salienta que tem toda a pertinência lançar este movimento nesta altura em que "os crimes de ódio estão na agenda nacional e europeia" e que, depois do primeiro vídeo contra ódio étnico e racial, chegou a vez do ódio a pessoas LGBT.
"Há muita relutância por parte das vítimas deste tipo de discriminação em denunciarem, quer aos serviços de apoio, quer às próprias autoridades, esta discriminação de que são alvo", diz à TSF Mafalda Valério.
Nas próximas semanas, os vídeos divulgados pela APAV estão relacionados com o ódio e intolerância religiosa e o ódio a imigrantes e refugiados.