Outras 22 pessoas em isolamento domiciliário exerceram o seu direito de voto para as eleições presidenciais.
Corpo do artigo
Em Vila Real, apenas um utente de um lar se inscreveu para votar antecipadamente para as eleições presidenciais. Exerceu o seu direito esta quarta-feira, assim como mais 22 pessoas que estão confinadas em casa por terem Covid-19 ou por serem contactos de risco e estarem à espera de fazer o teste.
Foi ao intercomunicador que Maria Mota, bombeira da Cruz Verde de Vila Real, anunciou a chegada da equipa que iria recolher o seu voto antecipado. "Dona Elisa? Somos dos bombeiros. Viemos da parte da comissão eleitoral, podemos subir?", perguntou. "Podem", ouviu-se.
Maria Mota, toda equipada com fato de proteção especial, máscara e viseira, subiu então as escadas do prédio e dez minutos depois estava de regresso à rua. O voto transportado numa urna, numa carrinha da câmara, sob supervisão de responsáveis camarários.
TSF\audio\2021\01\noticias\20\eduardo_pinto
Foi ao intercomunicador do apartamento onde vive, que Elisa, uma das 22 pessoas em isolamento, explicou que decidiu votar antecipadamente porque está "em isolamento domiciliário", já que está "há uma semana à espera de fazer o teste à Covid-19". Já a prever que poderia não ter possibilidades de votar no dia 24, inscreveu-se para o fazer de forma antecipada.
Tal como Elisa, mais 21 pessoas em isolamento em casa, na cidade e em algumas aldeias, bem como um único utente do um lar de idosos (Mateus), manifestaram o interesse em votar antecipadamente.
A vice-presidente do Município de Vila Real, Eugénia Almeida, referiu que todo o processo foi preparado ao pormenor para garantir a segurança dos votantes e para terem a certeza de que o voto conta. O boletim de voto foi metido num sobrescrito branco, por sua vez introduzido num azul. "Ao selarmos o envelope azul é dado o mesmo selo à pessoa para ter a certeza que entrou na urna na sua mesa de voto", precisou Eugénia Almeida.
Os 23 votos antecipados para a presidenciais recolhidos, esta quarta-feira, no concelho de Vila Real, vão ficar à guarda da Câmara de Vila Real e serão os primeiros a serem depositados nas urnas no próximo domingo.
A operação de voto antecipado foi organizada pela Câmara Municipal de Vila Real, que constituiu duas equipas, apoiadas pelas corporações de bombeiros do concelho (Cruz Branca e Cruz Verde), para recolherem os votos. Antes foi feita uma ação de formação para que todos os elementos evolvidos pudessem efetuar todos os procedimentos na máxima segurança.