Apesar da acetona, Agência Portuguesa do Ambiente garante qualidade da água no Zêzere
O IC8 já reabriu após o despiste de um camião que transportava acetona. O acidente ocorreu numa ponte e o produto inflamável derramou vários litros para o rio Zêzere.
Corpo do artigo
Dois dias depois do despiste de um camião, o IC8 já reabriu entre os nós de Pedrógão Pequeno e Pedrógão Grande. O veículo transportava milhares de litros de acetona, um produto inflamável que derramou para o rio Zêzere.
Em comunicado enviado à TSF, Agência Portuguesa do Ambiente garante que "tomou as diligências para conter o derrame", usando para o efeito "a colocação de barreiras de areia e o tamponamento dos ralos da ponte, onde o camião se despistou.
A Agência Portuguesa do Ambiente frisa que foram derramados alguns litros de acetona para o rio mas desvaloriza qualquer impacto na qualidade da água, apesar dos alertas da Quercus, que temia a contaminação.
"A Quercus teme que a proximidade do local do acidente com pontos de captação de água para consumo humano possa tornar esta situação muito preocupante, dado que a qualidade da água para consumo humano fica posta em causa", admitiu a associação ambientalista. Mas no entender da Agência Portuguesa do Ambiente essa contaminação é pouco provável.
As operações para a remoção do veículo decorreram com alguma morosidade, já que foi necessário a intervenção de uma grua de grandes dimensões.