O Governo anunciou que os restaurantes afetados pelo estado de emergência terão um apoio de 20% da receita perdida.
Corpo do artigo
A partir de terça-feira os empresários da restauração podem começar a registar as empresas para pedir o apoio de 20% sobre a quebra de faturação nos fins de semana de confinamento parcial.
Em declarações à SIC Notícias, o ministro do Planeamento, Nelson de Souza, garantiu que o processo vai ser simples e rápido.
"As candidaturas processam-se em dois tempos: o registo e a apresentação da candidatura. Vai ser possível antecipar o primeiro passo, por isso, já amanhã, os empresários podem fazer o registo, concluindo o primeiro passo para a candidatura."
13030488
Para pedir o apoio, os empresários da restauração vão ter de registar as empresas no Balcão 2020. Os pedidos de apoio podem começar a ser submetidos a partir de 25 de novembro.
O primeiro-ministro anunciou que os restaurantes dos concelhos abrangidos pelo estado de emergência terão um apoio de 20% da receita durante os fins de semana do estado de emergência.
De acordo com António Costa, o apoio extraordinário à restauração "é não só cumulativo com apoios concedidos ao nível municipal, mas cumulativo com outros concedidos pelo Estado no âmbito do apoio à retoma e do pacote anunciado na semana passada".
O Governo vai aferir os dados a partir de 20 de dezembro, através do e-fatura.
13036004