Após apagão: acesso ao Portal das Finanças estará "operacional", mas há "dificuldades" e "falhas" em várias aplicações
Em declarações à TSF, o presidente do sindicato dos trabalhadores dos impostos alerta que "ainda há dificuldades" no Portal das Finanças, o que "mostra a necessidade de um investimento sério"
Corpo do artigo
Os contribuintes já estarão a conseguir entrar no Portal das Finanças, mas estão a ser registadas dificuldades, nomeadamente com o e-fatura e a obtenção de certidões. Em declarações à TSF, o presidente do sindicato dos trabalhadores dos impostos, Gonçalo Rodrigues, confirma que o Portal das Finanças estará "operacional", mas alerta para falhas em várias aplicações.
"Há reportes de que no Portal das Finanças ainda há algumas dificuldades. O Portal está operacional, mas há algumas aplicações que estão a falhar. Nos serviços [de finanças presenciais], o reporte que tenho dos meus colegas é que está tudo a funcionar normalmente", adianta à TSF Gonçalo Rodrigues, sublinhando que "continua a haver dificuldades no Portal das Finanças, o que mostra a necessidade de um investimento sério".
O presidente do sindicato dos trabalhadores dos impostos refere que, como a página "esteve fechada", é "provável que haja agora uma maior pressão, como acontece no primeiro dia do IRS". "Os servidores arrancaram, mas pode estar a haver um pico de acessos e isso estar a aumentar as dificuldades do sistema", explica.
Em resposta à TSF, o Ministério das Finanças remete para um despacho onde se pode ler que o prazo para cumprimento das obrigações fiscais foi alargado até esta quarta-feira, garantindo que a situação vai continuar a ser avaliada. O presidente do sindicato dos trabalhadores dos impostos pede que o prazo seja ainda mais alargado, pelo menos até ao final desta semana: "Quanto mais pressão pusermos nas pessoas, naturalmente que vai haver um pico maior."
Na terça-feira, o presidente do sindicato dos trabalhadores dos impostos alertou para o impacto do apagão no sistema informático das alfândegas, que manteve as mercadorias retidas. A falha generalizada nos sistemas afetou não só o portal online, mas também os serviços de atendimento presencial e o funcionamento interno da autoridade tributária.
O Governo decidiu prolongar por um dia o prazo para se cumprir as obrigações fiscais, um prazo que Gonçalo Rodrigues receia que leve a uma sobrecarga da página online.
Um corte generalizado no abastecimento elétrico afetou na segunda-feira, desde as 11h30, Portugal e Espanha, continuando sem ter explicação por parte das autoridades.
Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades e falta de combustíveis foram algumas das consequências do “apagão”.
Notícia atualizada às 10h37
