Após mais de mil metros quadrados "a cotonete", Sé Catedral do Funchal está no auge do "esplendor"
Em declarações à TSF, o responsável pelo património cultural da Madeira, não esconde o entusiasmo com a "grande aposta" neste projeto, que "foi conseguida".
Corpo do artigo
O restauro dos tetos Mudéjares da Sé Catedral do Funchal foi distinguido esta segunda-feira nos Prémios Europeus do Património Cultural Europa Nostra e o responsável pelo património cultural da Madeira, Francisco Clode, não esconde o entusiasmo com este projeto que "pôs um mudo a falar".
Francisco Clode, que foi também líder da equipa responsável pelo trabalho apresentado, destaca um esforço coletivo que permitiu ultrapassar "muitas dificuldades" e atribuir à Sé o auge do seu "esplendor".
https://www.facebook.com/patrimonioculturalmadeira/posts/pfbid02U87ukGXfMcoGwT5VhJiaDzoZHQL2e7dX8TvGeqQzY3hSi1Dyptzcx5NJ9DZhk2r1l?__cft__[0]=AZUK3-wa3FOumwgZKAlAWnmtRWBMvMznGrD_aJzArp2qOLxzgye1dvqI57aYIZqdvx4wt_Cr0UPO_PQQuF6xbWKeny0ff_xIAvYD4h_uX4mAA2wwKkiqQ6fhFHQZD3srsG4
"É um prémio de reconhecimento internacional do esforço que todos fizemos. Não nos devemos esquecer que tudo isto aconteceu durante a pandemia, com logísticas muito complicadas de quarentenas, de técnicos e foi muito difícil", confessa à TSF.
Clode sublinha ainda que o facto de estarem numa ilha complica a vinda dos técnicos, mas aponta que este é um dos motivos pelo qual está "muito satisfeito" com a "grande aposta" feita e que foi "uma aposta conseguida".
TSF\audio\2023\06\noticias\13\francisco_clode_1_aposta_ganha
Os restauros dos tetos de madeira da Sé Catedral do Funchal exigiram muitos cuidados e foram um trabalho minucioso. "São mais de mil metros quadrados a cotonete", afirma o responsável, que se revela fascinado por terem conseguido transformar "uma coisa que era invisível e praticamente desconhecida" num "novo atrativo turístico e cultural".
"O que é extraordinário é como um trabalho de conservação e restauro cria visibilidade a uma coisa que está há praticamente 500 anos invisível. É pôr a falar uma pessoa que está muda há muito tempo", afirma à TSF.
TSF\audio\2023\06\noticias\13\francisco_clode_2_mudo_a_falar
Francisco Clode diz-se entusiasmado pela reação das pessoas que visitam a Sé: "É o perfeito deslumbramento."
"Porque agora a Sé, com o seu retábulo mor restaurado e com o teto restaurado é um verdadeiro esplendor", destaca.
TSF\audio\2023\06\noticias\13\francisco_clode_3_deslumbramento
O responsável pelo património cultural da Madeira esclarece ainda que como a Sé do Funchal está localizada no centro da cidade, "sempre teve muitíssimos visitantes", pelo que o fator diferenciador após o restauro dos tetos é "o interesse renovado e uma enorme chamada de atenção que leva as pessoas a ver a nova maravilha".
https://www.facebook.com/patrimonioculturalmadeira/videos/632627200831184/?__cft__[0]=AZXOy3rnaUvzsaQ1-UCoaSHhVq1GjhGWwhlBzYGbJe9XD6lvK0wf84ZhjbE4eFKYf072eGyhXZWFZW8xq-4Cgnb93Iqvbtyu4DU8YIfzwYRQk9SswsTD8KnSpN-BRqFXdbaI28lxEx8b1BpZEW5WBgupAg8hruzr69orFgT9Jd-K9A