O livro com mais de 300 anos passou por um "intenso trabalho de recolha de informação e de investigação", e será "um importante documento", desviado por motivos desconhecidos.
Corpo do artigo
Um livro de atas, que remonta ao século XVII, foi apreendido esta quinta-feira pela Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte. O documento contém atas de vereação, que terão sido redigidas entre 1657 e 1662.
As 240 páginas do manuscrito dizem respeito ao município de Penedono, no distrito de Viseu, e foram desviadas por motivos ainda não conhecidos, de acordo com a nota que a Polícia Judiciária enviou à TSF.
O livro com mais de 300 anos passou por um "intenso trabalho de recolha de informação e de investigação", e sabe-se agora que será "um importante documento", como adianta o comunicado.
Os alertas foram dados pelo Arquivo Distrital de Viseu e pela Câmara Municipal de Penedono, depois de o manuscrito ter sido colocado à venda online. Devido ao valor "indeterminado" e à "relevância do documento", foi prontamente aberto inquérito e seguiram-se diligências para recuperar o objeto.
O livro de atas foi apreendido a quem estava na sua posse, um comerciante de Torre de Moncorvo. As autoridades farão agora perícias forenses de forma a determinar a autenticidade destas páginas.