O arquiteto japonês ganhou o prémio conhecido como Nobel da Arquitetura. Arata Isozaki é conhecido como um dos grandes visionários da arquitetura e pelo grande prestígio internacional que conquistou.
Corpo do artigo
Nasceu em 1931, e o seu contacto com a arquitetura começou de uma maneira improvável, com o bombardeamento da cidade Hiroshima, perto da sua cidade natal de Ōita, que o fez conhecer um ambiente desprovido de arquitetura ou edifícios, levando-o a pensar como é que os seres humanos poderiam remediar esse vazio.
As suas viagens pelo Médio-Oriente, Estados Unidos e China, deram-lhe um novo olhar sobre a arquitetura, e tentou fundir os diversos conceitos nas suas obras. Arata, foi também responsável por fomentar as relações entre os estilos de arquitetura ocidental e oriental, ajudando assim, a permitir que as novas gerações tenham um conhecimento mais amplo sobre a arquitetura.
O júri responsável pela decisão, elogiou bastante Arata, como se pode ler na notícia do The Guardian, "Na sua procura de arquitetura significante, criou edifícios de grande qualidade que até hoje desafiam categorizações".
Foi um dos primeiros arquitetos trabalhar fora do Japão, em meados dos anos 60, e causou uma grande primeira impressão aquando da apresentação de um conceito futurista, "Cidade no ar". Um dos seus trabalhos mais conhecidos é uma sala de concertos insuflável.
É o 46.º vencedor do prémio fundado em 1979 e nono vencedor oriundo do Japão. A cerimónia de entrega do prémio está marcada para este maio, em França.