Área Metropolitana de Lisboa e Oeste vai ter passe único inter-regional mais barato
Quem mora na região Oeste e trabalha em Lisboa vai deixar de precisar de comprar dois passes já partir de novembro.
Corpo do artigo
A Comunidade Intermunicipal do Oeste e a Área Metropolitana de Lisboa (AML) fecharam um acordo para a criação de um passe único inter-regional, estando a terminar a operacionalização do processo.
Os utentes que atravessam diariamente as duas regiões precisam, atualmente, de comprar dois passes - um para a Área Metropolitana de Lisboa e outro para a zona Oeste -, um encargo que ultrapassa os 100 euros mensais.
Em declarações à TSF, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Pedro Folgado, explica que as duas regiões uniram esforços e vão criar um único passe com o preço de 70 euros e que deverá estar disponível já no próximo mês de novembro.
TSF\audio\2019\10\noticias\01\pedro_folgado_1_acordo_08h
O passe único inter-regional vai abranger percursos não diretos, isto é, com várias paragens durante o trajeto, quer numa região, quer noutra. Carlos Humberto, secretário da AML, adiantou à agência Lusa que foram disponibilizados 200 mil euros para o efeito.
Pedro Folgado sublinha que o objetivo é chegar a um preço ainda mais acessível, de 40 euros, mas para isso, insiste, será necessário um maior apoio por parte do Estado.
TSF\audio\2019\10\noticias\01\pedro_folgado_2_objectivo
Entre os concelhos do Oeste do distrito de Lisboa, o passe de Arruda dos Vinhos para Lisboa, nas ligações diretas, tinha um custo total de 138 euros, subindo para 160 a partir de Alenquer e Sobral de Monte Agraço, de 166 de Torres Vedras e de 183 na Lourinhã.
A estes valores passou a ser aplicado um desconto de 30% desde o mês de abril, baixando para 97 euros em Arruda dos Vinhos, 112 euros em Alenquer e Sobral de Monte Agraço, 116 euros em Torres Vedras e 128 euros na Lourinhã.
A OesteCim integra os municípios de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras (distrito de Lisboa) e Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Óbidos, Nazaré, Peniche (distrito de Leiria).
A AML é composta pelos municípios de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.