É um exercício de arquitetura que dá corpo a um bar na Madalena do Pico, para provar vinhos locais e produtos da região, ou optar por pratos de maior substância com o Faial e S. Jorge no horizonte.
Corpo do artigo
É a segunda maior ilha dos Açores, pintada a negro - a cor da pedra que foi lava, expelida com raiva por colérico vulcão - e verde - o tom das videiras abrigadas nos currais, refúgio protetor dos ventos húmidos e salgados.
O Pico é também um território de excessos. Da natureza, que moldou uma paisagem tão arrebatadora quanto exuberante; e do Homem, intrépido protagonista de heroicos duelos baleeiros, memórias perpetuadas nos museus de S. Roque e das Lages.
Perto da Madalena, com a cidade da Horta, do outro lado do canal imortalizado por Vitorino Nemésio, há uma peça de arquitetura, quase a beijar o oceano, cuja forma suscita interrogações: é uma baleia? Ou será um barco? No fundo, o Cella Bar é aquilo que o olhar interpretar.
TSF\audio\2019\05\noticias\13\13_maio_2019_tsf_a_mesa_antonio_catarino
A casa primitiva, construída em basalto, é o restaurante, que ocupa o piso superior e dá para a esplanada, uma fantástica varanda sobre o mar, onde sabe bem-estar, tempo sem fim, a contemplar a ilha do Faial, mesmo em frente, e S. Jorge mais à direita.
O bar - que já foi considerado o mais bonito do mundo - conquistou o prémio internacional de «edifício do ano» em 2016. Forrado a madeira, com janelas ondulantes que parecem escotilhas de um barco a navegar no mar imenso, distingue-se pela ousadia das formas e pelo contraste do tom claro da madeira com o negro do basalto predominante em redor.
No piso térreo, reinam os petiscos, várias propostas ideais para provar, a copo, os vinhos do Pico: um pratinho com presunto e queijo de S. Jorge; pasta de azeitona com bacalhau; pimento assado com pasta de azeitona; queijo fresco com compotas; linguiça regional.
A carta do restaurante apresenta, no capítulo de entradas, sugestões muito similares às do lote de petiscaria: tábuas de queijo locais; morcela, pica-pau de carne de vaca; salada de polvo; ovos mexidos com linguiça; gambas ao alho.
É de fazer referência para a sopa de peixe.
Nos pratos mais substanciais, destaque para o polvo assado no forno, muito tenro e pleno de sabor, a denotar bom trabalho culinário. Para acompanhar, legumes e batata assada.
Um prato icónico é o entrecosto assado com molho barbecue e batatas fritas. Carne estufada e o bife à Cella são outras das sugestões.
Para sobremesa, nada mais saboroso e doce que ananás dos Açores.
Boa carta de vinhos. Serviço simpático. Restaurante Cella Bar, na Madalena do Pico, Açores.
Localização: Rua Da Barca, 9950-303 Madalena, Ilha do Pico (Açores)
Telef.: 292 623 659 ; 962 799 526