Arranca vacinação gratuita contra gripe e Covid para pessoas entre os 50 e 59 anos
À TSF, o subdiretor-geral da Saúde destaca a importância da vacinação neste período de festas: "A vacinação permite o convívio em segurança"
Corpo do artigo
A vacinação gratuita contra a gripe e a Covid-19 está disponível a partir desta terça-feira para o grupo entre 50 e 59 anos, com a Direção-Geral da Saúde a prever que possa chegar a 250 mil pessoas.
Ouvido pela TSF, o subdiretor-geral da Saúde, André Peralta Santos, explica os passos que devem ser dados para a vacinação.
"A vacinação está disponível para este grupo etário, assim como para os mais de 60 anos nas farmácias comunitárias e nos centros de saúde. Pode dirigir-se ao seu centro de saúde, à sua farmácia comunitária e agendar a sua vacinação. Queremos que as pessoas se protejam antes deste período de festas que queremos que seja de celebração para todas as famílias, mas que seja feito também em segurança e a vacinação permite esse convívio em segurança", explica à TSF André Peralta Santos.
Os dados do relatório mais recente da DGS, que vai ser divulgado esta terça-feira, indicam que há 2,2 milhões de pessoas vacinadas para a gripe e 1,5 milhões para a Covid-19. O subdiretor-geral da Saúde faz um balanço positivo.
"Estamos globalmente satisfeitos com o número de pessoas que se vacinaram para a gripe, é um número que está muito próximo do ano passado, até um pouco melhor. Para a Covid-19, sabíamos que a hesitação ia aumentar, portanto, é um número que não nos surpreende, mas mais uma vez lanço o apelo para se vacinarem com a vacina da Covid-19. É uma vacina segura e a Covid-19 continua a ser uma doença que causa hospitalizações, especialmente, nos grupos etários mais elevados", alerta, recordando também as recomendações para quem tem sintomas de gripe.
"Se tiverem sintomas de uma infeção respiratória, usem máscara sempre possível, façam a higiene das mãos, evitem grandes aglomerados. Eu sei que nestas na época de festas é sempre mais difícil, mas se tal não for possível, pelo menos utilizem a máscara nos períodos de maior convívio se tiverem sintomas respiratórios. Mesmo sem sintomas, façam a higiene das mãos", acrescenta.
A decisão de alargar a vacinação sazonal a esta faixa etária deve-se à disponibilidade de doses, tendo em conta que atualmente existem em 'stock' cerca de 400 mil vacinas contra a gripe.
Perante esta disponibilidade, e como tem sido habitual noutros anos, a Direção-Geral da Saúde (DGS) vai "dando a possibilidade de outros grupos etários se vacinarem gratuitamente", referiu o subdiretor da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A campanha de vacinação sazonal do outono-inverno 2024-2025 contra a gripe e a Covid-19 arrancou em 20 de setembro em cerca de 3.500 pontos de vacinação em todo o país, com objetivo de vacinar 2,5 milhões de pessoas.
