Ouvido pela TSF, a associação de luta contra o cancro no intestino considera que o mais importante é garantir que os exames se realizem sem grandes demoras.
O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo garante que os hospitais públicos vão realizar mais cinco mil colonoscopias em 2014 do que em 2013.
Em declarações à TSF, Luís Cunha Ribeiro explicou que foram realizadas 70 mil colonoscopias em Lisboa, 27 mil das quais em hospitais do SNS.
«Perante a necessidade de aumentar a resposta porque aumenta a necessidade, os hospitais comprometem-se a aumentar num valor que anda à volta dos 20 por cento», acrescentou.
Luís Cunha Ribeiro confirmou ainda que a questão do valor pago aos hospitais privados por cada colonoscopia está em cima da mesa, muito embora não tenha uma resposta para dar sobre o assunto neste momento.
Contudo, o presidente da ARS de Lisboa lembrou que as 24 mil colonoscopias feitas em 2013 nos hospitais provados provam que «pelo menos, para alguns prestadores com convenções foi suficientemente estimulante» o valor que receberam.
A associação de luta contra o cancro no intestino considera que mais importante do que aumentar o número de exames é garantir que eles se realizam sem grandes demoras, conforme explicou à TSF o presidente desta associação, Vítor Neves.