"As 170 organizações escotistas mundiais votaram em Portugal para organizar" evento que reúne 120 nacionalidades
Cerca de oito mil escoteiros de todo o mundo vão reunir-se esta sexta-feira para a 16.ª edição do encontro internacional escotista que se vai realizar-se pela primeira vez em Portugal
Corpo do artigo
O evento que reúne vários grupos de escuteiros de todo o mundo vai realizar-se pela primeira vez em Portugal e vai juntar cerca de oito mil jovens de 120 nacionalidades.
Em declarações à TSF, a presidente do Moot 2025, Inês Graça, identifica a vontade antiga de realizar o evento em Portugal como "um caminho longo".
"Começou já em 2017 com uma candidatura por parte da Federação Escotista a organizar o evento. Nós fomos eleitos em 2021 na Conferência Mundial do Movimento Escotista. As 170 organizações escotistas mundiais votaram em Portugal para organizar este evento", revela.
Os participantes de todo o mundo começam a reunir-se esta sexta-feira em Lisboa para a cerimónia de abertura do evento, que se vai prolongar até dia 3 de agosto por várias cidades. O palco central de todas as atividades será em Cortegaça, no município de Ovar.
Inês Graça diz que este evento vai juntar tanto "escoteiros como escuteiros". Ambas as palavras estão corretas e representam, efetivamente, grupos com propósitos diferentes: os escuteiros pertencem ao Corpo Nacional de Escutas e são, por isso, "uma associação que tem um programa pedagógico ligado à Igreja Católica"; já os escoteiros representam a Associação de Escoteiros de Portugal e "têm um programa não ligado a religião", explica.
Neste evento vão estar reunidos com uma única missão: "a construção da paz" através da promoção do diálogo e da descoberta de novas culturas, diz a presidente do Moot.
O programa abrange "atividades culturais, outras ligadas à natureza, e ainda de espiritualidade" e, algumas com um cunho escotista, por terem sido "planeadas pelos próprios participantes", que têm idades entre 18 e os 25 anos. Ainda assim, a presidente do encontro deixa o convite a toda a comunidade.
O evento começa esta sexta-feira no Parque Papa Francisco (antigo Parque Tejo, construído para a Jornada Mundial da Juventude 2023), em Lisboa, e termina no dia 3 de agosto com uma cerimónia de encerramento no Porto. A próxima edição vai ser em 2029 e já se sabe que será realizada em Taiwan.
