De carro, autocarro, comboio, ou à boleia, nas proximidades do Santuário a circulação vai estar muito condicionada, mas é possível chegar lá. Até no OLX há boleias à venda.
Corpo do artigo
Se optar pelo comboio, a CP tem ligações especiais para Fátima e, excecionalmente, nos dias 12 e 13 de maio todos os Intercidades vão parar na Estação de Caxarias. Os comboios especiais têm origem em Lisboa (Santa Apolónia) e em Braga. O primeiro parte às 5h.
TSF\audio\2017\05\noticias\09\rute_fonseca
A estação de Caxarias fica a cerca de 23 quilómetros do Santuário e, para assegurar a deslocação, a CP disponibiliza transfers durante os dias 12 e 13. Atenção, porque só pode comprar o bilhete integrado, ou seja, comboio e transfer, nas bilheteiras da CP.
O autocarro pode ser outra solução, mas se ainda não tem bilhete vai ser como acertar nos números do euromilhões. As viagens estão esgotadas há muito, há quem tenha pago mil euros pela deslocação Lisboa-Fátima. Na página da internet da Rede Nacional de Expressos já nãohá viagens disponíveis.
Mas se conseguiu bilhete, assim que chegar ao destino há três parques de estacionamento abertos desde a manhã de quinta-feira, dia 11, exclusivos para autocarros. O transfer para o Santuário é gratuito e estará operacional desde as 14h de quinta-feira até à tarde de domingo, dia 14.
Se não ficou convencido e ainda assim prefere deslocar-se de carro...
Nos dias 12 e 13 o trânsito só vai estar cortado no interior da Cova da Iria, entre as 9h de sexta-feira e as 18h de sábado. Entre as avenidas Beato Nuno (na parte superior do Santuário) e João XXIII (parte baixa), junto aos parque de estacionamento de terra batida, só é autorizada a circulação de veículos de emergência e credenciados.
Como alternativa à A1, a GNR sugere a A13, A23 e IC9, estradas com ligações a Leiria, Batalha, Ourém, Torres Novas e Minde.
Se ainda assim optar pela A1 e como alternativas à saída da autoestrada para Fátima... Quem vem do Norte do país deve sair em Leiria e seguir na Nacional 113, para depois entrar na EN357 até Fátima. Quem vem do Sul pode sair em Torres Novas e seguir pela Nacional 357. Vindo do Interior a alternativa é a A23, pode entroncar na A1 em Torres Novas ou seguir pela Nacional. Vindo de Oeste, há vários soluções: A8 até Leiria e entrar na Nacional 113 ou sair antes, em Valado dos Frades e seguir no IC9 até Loureira, seguindo depois para Fátima.
Chegado ao destino, há parques de estacionamento com 18 mil lugares. O mais afastado fica em Ourém, a cerca de 12 quilómetros do Santuário. Há uma rede de 75 transfers a circular em permanência.
Boleia
No portal "blablacar", de partilha de automóveis, há várias ofertas disponíveis para os dias 12 e 13, com partida em Lisboa, Póvoa de Varzim, Porto, Faro e até de várias cidades de Espanha e França.
São esperados mais de um milhão de pessoas no Santuário e até nos sites de venda OLX ou no Custo Justo há transporte à venda. Um exemplo, mil euros pelo transporte de seis pessoas, ida e volta, com partida do Seixal. Ou 50 euros por pessoa, com origem no Porto.
Uma última nota, se pensou trazer a tenda e acampar. Tenha atenção que, ao contrário do que acontece habitualmente, não é permitido campismo nas imediações do Santuário, nem nos parque de estacionamento para autocarros. O campismo só é permitido num terreno atrás do Pingo Doce e junto ao Estádio João Paulo II. As autocaravanas ficam no Parque 4.
A GNR alerta que os acessos a Fátima vão estar muito condicionados.