As polémicas e os casos do ano em Portugal. Eis as frases que marcaram 2020
O ano de 2020 começou com um voto de Marcelo que acabou por não se concretizar. Eis as frases marcaram a atualidade nacional em 2020.
Corpo do artigo
"Um ano melhor é o meu voto amigo. E, mais do que isso, o meu assumido compromisso."
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, na mensagem de Ano Novo, 01-01-2020
"Esta não vai ser uma legislatura onde o PS anda à deriva ou à procura de uma carochinha. (...) O PS sabe bem qual é o seu campo e qual é a sua linha de atuação. E sabemos, por isso, quais são os nossos parceiros e quem são os nossos adversários."
António Costa, secretário-geral do PS, 06-01-2020
"Tenho a convicção que a questão do secretário-geral do PCP não vai ser um problema no congresso. E mais não digo. (...) Mais difícil foi quando entrei em funções, que olhavam para mim como operário metalúrgico. É operário metalúrgico é burro..."
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, 16-01-2020
"Os tempos ainda não estão maduros para acabar com o celibato [na igreja]."
Manuel Linda, bispo do Porto, 16-01-2020
"Enquanto eu for líder do Chega, nenhuma possibilidade haverá de que o partido seja conotado, envolvido ou associado com quaisquer movimentos extremistas, subversivos ou racistas."
André Ventura, deputado e líder do Chega, 16-01-2020
"Elegeram uma mulher negra que gagueja e deu jeito para a subvenção. (...) Vocês não sabem da missa a metade."
Joacine Katar Moreira, deputada do Livre, no IX congresso do partido, 18-01-2020
"Do lado da Joacine há uma resposta que é enfática ao nível dos decibéis, mas escassa ao nível das respostas concretas."
Rui Tavares, fundador do Livre, RTP3, 18-01-2020
"Cumpri o caminho traçado e a estratégia proposta, mas cumpre-me hoje reconhecer uma evidência: falhei o resultado. (...) O tempo encarregar-se-á dessa análise detalhada."
Assunção Cristas, no discurso de despedida como líder do CDS-PP no 28.º Congresso do partido, 25-01-2020
"Seremos um partido que se tornará sexy, mas não por defendermos ideias que não são as nossas, mas por rejeitarmos negociar os nossos valores, mas por utilizarmos estratégias de comunicação acutilantes, disruptivas, atuais, que suscitem o interesse daqueles que nos seguem."
Francisco Rodrigues dos Santos, no encerramento do congresso em que foi eleito líder do CDS-PP, 26-01-2020
"Eu proponho que a própria deputada Joacine seja devolvida ao seu país de origem. Seria muito mais tranquilo para todos... inclusivamente para o seu partido! Mas sobretudo para Portugal!"
André Ventura, após o Livre apresentar uma proposta para que todo o património das ex-colónias em território português possa ser restituído aos países de origem, de forma a "descolonizar" museus e monumentos estatais, numa publicação no Facebook, 28-01-2020
"Não é 'deportada', é 'deputada'."
Joacine Katar Moreira, em resposta a André Ventura, 28-01-2020
"O PS condena veementemente as afirmações proferidas contra um deputado, que são xenófobas. O convite feito a qualquer cidadão para sair e voltar ao seu país de origem é inadmissível numa sociedade democrática e é inadmissível em Portugal."
Ana Catarina Mendes, líder parlamentar do PS, 29-01-2020
"O ódio não pode ser arma na política. E não o será na Assembleia da República, órgão de soberania que é fiel aos valores da democracia e da tolerância."
Nota de Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, sobre as declarações de André Ventura, sugerindo a deportação da deputada Joacine Katar Moreira, Lusa, 30-01-2020
"Acho que os cidadãos portugueses já perceberam que a minha prolongada e desproporcional prisão preventiva tem como objetivo primordial silenciar as minhas denúncias, e manter escândalos como o Luanda Leaks fechados a sete chaves. (...) Vistos Gold, ESCOM, BES Angola... há ainda muita coisa que os portugueses merecem saber."
Rui Pinto, pirata informático denunciante do Football Leaks e Luanda Leaks, numa publicação no Twitter, 30-01-2020
"Um partido não pode ser uma agência de empregos políticos (...). Os diferentes posicionamentos dentro de um partido têm de ser ditados por genuínas diferenças de opinião e não divergências fabricadas, que apenas pretendem combater quem não nos deu o lugar que a ambição reclamava."
Rui Rio, presidente do PSD, no discurso de arranque no 38.º Congresso do PSD, 07-02-2020
"Considero a legalização da eutanásia a decisão mais grave para o futuro da nossa sociedade que a Assembleia da República pode tomar. É abrir uma porta a abusos na questão da vida ou da morte de consequências assustadoras."
Cavaco Silva, ex-Presidente da República, Rádio Renascença, 12-02-2020
"Serei implacável: qualquer polícia, em trabalho ou fora dele, que comprovadamente tenha um comportamento ou produza afirmações de caráter racista ou xenófobo será punido disciplinarmente."
Magina da Silva, diretor nacional da PSP, Expresso, 15-02-2020
"A despenalização da morte assistida é a mais humanitária e democrática opção que podemos aprovar para o final da vida: ninguém é obrigado e ninguém é impedido, o único critério é a escolha de cada um. Afinal de contas, não é isto a democracia?"
José Manuel Pureza, deputado do BE, 20-02-2020
"Despenalizar a morte medicamente assistida é defender um direito humano fundamental que está por cumprir, é decidir a quem pertence a vida de cada um, é reconhecer a última liberdade individual de alguém a poder ser ajudado no momento, porventura, mais difícil da sua vida."
André Silva, deputado do PAN, 20-02-2020
"O país não pode criar instrumentos legais para ajudar a morrer, quando não garante os meios para continuar a viver."
António Filipe, deputado do PCP, 20-02-2020
"O papel do Estado é cuidar e não matar (...). Não queremos um Estado que permita a morte assistida nem que assista à morte. (...) Não existem apenas duas opções: ou sofrer ou morrer. Há uma terceira via: viver com dignidade."
Francisco Rodrigues dos Santos, 22-02-2020
"Há cinco anos que me defendo desta acusação falsa, injusta e absurda. O Ministério Público tem motivações que nada têm a ver com nenhum tipo de Justiça, mas sim com motivações políticas."
José Sócrates, antigo primeiro-ministro, antes do início do debate instrutório da operação Marquês, 04-03-2020
"As pessoas não podem começar uma legislatura com um estado de espírito de fim de ciclo. (...) Quando as pessoas já estão cansadas, gastas, nervosas, tensas, encontram soluções caso a caso, em cima da hora, no último segundo, arranjam soluções de improviso ou de remendo."
Marcelo Rebelo de Sousa, 05-03-2020
"A confiança que os portugueses tinham na Justiça foi abalada e afetada de forma grave. Tudo aquilo que se tinha construído durante anos perdeu-se num ápice."
António Piçarra, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, sobre as suspeitas de manipulação de sorteios e corrupção de juízes na Relação de Lisboa reveladas pelo Operação Lex, SIC/Expresso, 07-03-2020
"O que se passa com o PSD é que resolveu adotar a estratégia da guerrilha. Rui Rio não tem pensamento nenhum - ou se o tem esconde-o - sobre qualquer matéria de fundo da sociedade portuguesa."
António Costa, primeiro-ministro, Público, 08-03-2020
"Ao contrário do que me pedem, acho que não devo responder. Entrar nesta escalada gratuita de violência verbal é degradar o diálogo democrático e dificultar a governabilidade do país."
Rui Rio, numa publicação no Twitter, 08-03-2020
"Este é um caso inaceitável e é uma vergonha para um país que é um exemplo de como bem tratar migrantes, bem acolher."
Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, sobre o cidadão ucraniano que morreu alegadamente após a agressão por inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras no Aeroporto de Lisboa, Rádio Renascença, 06-04-2020
"Mais do que em qualquer outro momento, o 25 de Abril tem de ser e vai ser celebrado na AR. A AR não saiu do terreno da vida política democrática com a pandemia, o estado de emergência ou a pressão de saudosistas, antiparlamentares ou seguidores de 'fake news'."
Ferro Rodrigues, Público, 18-04-2020
"Com todo o respeito por quem tem opinião contrária, acho um disparate persistir na ideia da sessão comemorativa do 25 de Abril na AR no modelo tradicional."
João Soares, antigo presidente da Câmara de Lisboa, numa publicação no Facebook, 18-04-2020
"As pessoas têm o direito de não gostar do 25 de Abril, têm o direito de não o querer celebrar, o que já não têm é o direito de pretender impedir que o parlamento faça essa celebração nos termos que decidiu."
Manuel Alegre, antigo deputado do PS, um dos primeiros subscritores de uma petição online que defende a homenagem prevista pela Assembleia da República, Lusa, 19-04-2020
"Acho uma fantochada cobarde [a petição 'online' que defende a não celebração do 25 de Abril no parlamento]. Estão a esconder-se atrás do facto de serem anti-25 de Abril para criarem esta polémica toda. Não têm coragem de dizer que são contra o 25 de Abril e arrastam muitos democratas e muitas pessoas que são efetivamente pelo 25 de Abril."
Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de Abril, 19-04-2020
"Deixar de evocar o 25 de abril no tempo em que está a ser mais testado seria um absurdo cívico. Seria um mau sinal, um péssimo sinal de falta de unidade."
Marcelo Rebelo de Sousa, no encerramento da sessão solene comemorativa do 46.º aniversário do 25 de Abril, na Assembleia da República, 25-04-2020
"Sempre defendi que o estado de emergência não suspende a democracia. Hoje, mais ainda, devemos celebrar Abri: Democracia, liberdade, 25 de Abril sempre."
António Costa, numa publicação no Twitter, 25-04-2020
"Se resistirmos aos conformismos e aos falsos unanimismos, se não deixarmos que o Estado se confunda com um partido, se a crítica e a diferença forem vistas como a força que são, se não dermos espaço ao oportunismo nem à intriga, os portugueses, repito, serão tão bons como os melhores e mais livres do que nunca."
João Cotrim Figueiredo, deputado e líder da Iniciativa Liberal, 25-04-2020
"Abril está por cumprir no funcionamento das instituições [democráticas]. Na própria casa da democracia ainda há quem mostre intolerância a desvios ao pensamento único."
Inês Sousa Real, líder parlamentar do PAN, 25-04-2020
"Hoje podemos confirmar que Abril é que combate a epidemia, não é a epidemia que combate Abril."
Moisés Ferreira, deputado do BE, 25-04-2020
"O CDS é um dos quatro partidos históricos da nossa democracia e a voz representativa da democracia cristã, neste hemiciclo, desde as primeiras eleições livres. Não aceitamos lições de democracia de ninguém."
Telmo Correia, líder parlamentar do CDS-PP, respondendo aos que criticaram os democratas-cristãos por se terem manifestado contra o modelo de celebração do 25 de Abril, 25-04-2020
"Portugal não tem a democracia suspensa."
Rui Rio, 25-04-2020
"Não estaríamos à altura das nossas responsabilidades se fechássemos o parlamento ao 25 de Abril. Hoje, mais do que em qualquer outro dia, a casa da democracia tem que dizer presente."
Ana Catarina Mendes, 25-04-2020
"Milhares de pessoas da CGTP e do PCP na rua a festejarem o 1.º de Maio em pleno Estado de Emergência é inaceitável, mas trazê-las de camioneta, quando hoje é proibido circular entre concelhos, é uma pouca vergonha. Para o Governo, a geringonça goza de estatuto especial. Assim não!"
Rui Rio, numa publicação no Twitter, 01-05-2020
"A minha ideia [para assinalar o 1.º de Maio] era mais simbólica e mais restritiva. Não era desta dimensão e deste número."
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, Rádio Montanha, da ilha açoriana do Pico, 04-05-2020
"Equiparo também [as empresas de comunicação social] às de camisas, às de fraldas e às de máquinas de embalar. As empresas de comunicação social devem ter os mesmos apoios que todas as demais. Não devem ter nenhum privilégio especial."
Rui Rio, sobre os apoios previstos pelo Governo à comunicação social, numa publicação no Twitter, 06-05-2020
"Foi assim em 2016, no primeiro ano de mandato do Presidente da República, e foi agora no último ano do seu atual mandato. Tenho uma boa data simbólica a propor para fazermos uma terceira visita em conjunto e para partilharmos uma refeição com os colaboradores da Autoeuropa: A terceira data é no primeiro ano do próximo mandato do senhor Presidente da República."
António Costa, durante uma visita à Autoeuropa, 13-05-2020
"Sobre as presidenciais não mudei uma vírgula daquilo que disse já há mais de um ano e meio. Se as eleições fossem amanhã, não hesitaria em votar em Marcelo Rebelo de Sousa."
Ferro Rodrigues, 18-05-2020
"Sabe que um Presidente da República que votou a Constituição como constituinte, que participou na primeira revisão constitucional e que foi eleito e jurou cumprir e fazer cumprir a Constituição não é certamente um Presidente contra o regime, porque senão não era Presidente da República."
Marcelo Rebelo de Sousa, depois de questionado se se sente "um Presidente do regime", como o qualificou Ana Gomes, 18-05-2020
"Estou convencido de que vamos ter uma segunda volta [nas eleições presidenciais] disputada entre mim e o professor Marcelo Rebelo de Sousa. (...) Neste momento, temos duas perspetivas de regime: a de Marcelo, que simboliza este regime, e a minha, que simboliza um regime diferente."
André Ventura, 20-06-2020
"Não me sentiria bem numa Igreja que vestisse toda a mesma camisa e que fosse toda direitinha. É natural que haja opiniões diferentes dentro da Igreja. Sempre houve e isso é salutar. Muitas vezes há vozes incómodas, mas, mais perigosa do que o incómodo das vozes dissidentes, é a unanimidade acrítica."
José Ornelas, bispo de Setúbal, novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Lusa, 21-06-2020
"A ser verdade o que está na comunicação social, uma vez que ainda não fui notificado, é uma decisão mais do que previsível, considerando o histórico das partes processuais. Iremos a julgamento demonstrar novamente a minha inocência, como já fizemos na fase de instrução."
Azeredo Lopes, ex-ministro da Defesa, numa declaração escrita enviada à Lusa, sobre a acusação do caso "Tancos", 26-06-2020
"O Presidente da República não é um penduricalho do regime. O Presidente da República tem a obrigação de assegurar o funcionamento das instituições, porque se é para fazer espetáculos de variedades, não vale a pena ter Presidência da República."
Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, Rádio Renascença, 01-07-2020
"Eu nunca apoiarei um candidato da direita. Ou apoio um candidato da área do PS, ou, não havendo um candidato da área do PS, votarei num dos candidatos da esquerda, nomeadamente no candidato ou candidata do BE, ou no candidato ou candidata do PCP."
Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, RTP3, 08-07-2020
"Talvez a verdadeira razão seja a de que nenhum dos dois líderes [António Costa e Rui Rio] goste da estética e da eloquência parlamentar e dos que estas significam no debate político. Sim, pode ser apenas isso - afinal, nenhum dos dois é um grande orador. Talvez. Se não for isso, é pior."
José Sócrates, sobre o fim dos debates quinzenais, Lusa, 23-07-2020
"Acho francamente que o país deve alguma coisa a Passos Coelho. Pela forma como governou naquele contexto, sempre com a mesma serenidade e seriedade e absolutamente convicto que estava a servir o país."
Francisco Assis, ex-eurodeputado do PS, Público, 26-07-2020
"Não depende do PSD, depende do Chega. Se o Chega evoluir de uma tal maneira que - embora seja um partido marcadamente de direita, em muitos casos de extrema-direita, muito longe de nós que estamos ao centro -, se o Chega evoluir para uma posição mais moderada, eu penso que as coisas se podem entender."
Rui Rio, sobre o possível diálogo do PSD com o Chega, RTP3, 29-07-2020
"O PSD deve é fazer aquilo que Sá Carneiro fez em 1979. Também fez a AD [Aliança Democrática] numa altura em que se dizia que o CDS era fascista."
Miguel Albuquerque, Público, 08-08-2020
"A tentativa de intimidar deputados e ativistas políticos reveste-se de gravidade suficiente para que, enquanto Presidente da Assembleia da República, não possa - nem queira - deixar de a condenar, manifestando também todo o meu apoio aos visados."
Ferro Rodrigues numa mensagem enviada à Lusa, na sequência de ameaças recebidas por elementos da associação SOS Racismo e deputadas, 13-08-2020
"Todos os dias são feitas publicamente ameaças à minha vida ou de outros membros do Chega. Alguém ouviu alguma vez falar de racismo? Ou viu a indignação do Ferro Rodrigues?"
André Ventura, líder demissionário do Chega, numa publicação noTwitter, 13-08-2020
"A Festa do Avante! (...) é a maior máquina financiadora e branqueadora do financiamento do PCP."
Telmo Correia, líder parlamentar do PCP, 13-08-2020
"O Governo não tem competências legais ou constitucionais para autorizar ou limitar a atividade de qualquer iniciativa política."
Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, sobre a realização da Festa do Avante!, 13-08-2020
"Era prudente, também, que o Governo não permitisse aquilo que se tem visto no Partido Comunista, que é o quero, posso e mando. Não há quero, posso e mando. Estamos em democracia, não estamos na União Soviética."
Rui Rio, sobre a realização da Festa do Avante!, 24-08-2020
"O Presidente da República não vai alinhar em crises políticas, portanto, desenganem-se os que pensam que, se não houver um esforço de entendimento, vai haver dissolução do parlamento no curto espaço de tempo que o Presidente tem para isso, que é até ao dia 08 de setembro. (...) Portanto, uma crise política ou a ameaça de crise política é ficção."
Marcelo Rebelo de Sousa, 27-08-2020
"Se não houve acordo, é simples: não há Orçamento e há uma crise política. Aí estaremos a discutir qual é a data em que o Presidente [da República] terá de fazer o inevitável."
António Costa, Expresso, 29-08-2020
"No dia em que a subsistência deste Governo depender de um acordo com o PSD, nesse dia este Governo acabou."
António Costa, Expresso, 29-08-2020
"Sim querem-nos quietos, confinados, calados e com temor, porque sabem o que aí vem. Querem que abdiquemos do que a vida tem de mais belo e realizador, libertos dos nossos medos, reencontrar o convívio e as amizades, a cultura, os concertos de diversos estilos de música."
Jerónimo de Sousa, na abertura da Festa do Avante, 04-09-2020
"Numa certa metáfora, Ana Gomes é a candidata cigana destas Presidenciais. Eu sou o português comum. Não chegará à segunda volta. Disputarei a segunda volta com Marcelo Rebelo de Sousa e será a segunda volta mais espetacular da nossa história democrática."
André Ventura, 08-09-2020
"Sou candidata frente a frente com Marcelo Rebelo de Sousa. É o presidente em funções e sei bem das diferenças com o passado. Marcelo quer um regime político assente em mais do mesmo, eu quero um regime que responda à pandemia social e que acabe com os privilégios."
Marisa Matias, anunciando a sua candidatura á Presidência da República, 09-09-2020
"Ninguém acredita nisto: se for possível defini-la esta é a candidatura Marijuana, pois tem sido esta a grande especialidade do Bloco nos últimos anos. Marisa não fugirá a isto. E os portugueses já não vão na conversa. (...) Já tínhamos a candidata dos subsidiodependentes, e agora temos a protetora dos perseguidos e dos coitadinhos. Uma espécie de Madre Teresa de Calcutá comunista."
André Ventura, 09-09-2020
"Não compreendo nem aceito a desvalorização de um ato tão significante como as eleições presidenciais. O Presidente da República não é eleito para governar, mas a Constituição atribui-lhe um papel vital no equilíbrio do sistema político e partidário. Cabe-lhe defender a Constituição."
Ana Gomes, anunciando a sua candidatura à Presidência da República, 10-09-2020
"Sou candidato a Presidente da República, não sou candidato a percentagens eleitorais."
João Ferreira, candidato às eleições presidenciais, 17-09-2020
"Se Ana Gomes é uma boa candidata? Na minha opinião, sim, enriquece o debate democrático. Se é uma boa candidata para ter o apoio do Partido Socialista? Não."
Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, TVI, 29-09-2020
"Não é o Governo, não é nenhum membro do Governo, é mesmo o PS que decide quem é que apoia ou deixa de apoiar [nas eleições presidenciais]."
Pedro Nuno Santos, 30-09-2020
"Não critico o professor Cavaco Silva por ter feito essa exigência [de um acordo escrito em novembro de 2015 para dar posse ao Governo de António Costa]. Acho que foi positiva no sentido de ter ajudado a que se criasse a solução parlamentar de base estável que a que todos chamamos 'geringonça'."
Ana Gomes, Lusa, 17-10-2020
"Lamentamos que a maioria dos deputados da Nação não queira auscultar o povo [sobre a despenalização da eutanásia], impossibilitando um debate mais amplo e uma reflexão mais aprofundada sobre tema tão essencial para cada cidadão e para a sociedade no seu todo."
Nota da Conferência Episcopal Portuguesa, 23-10-2020
"A Comissão Nacional do PS salienta o facto da maior gravidade que constitui o PSD ter ultrapassado a linha vermelha de toda a direita europeia xenófoba democrática ao celebrar um acordo com um partido de extrema-direita."
António Costa, sobre o acordo do PSD com o Chega para a viabilização de um Governo nos Açores, 07-11-2020
"No futuro, no continente, já tive oportunidade de dizer isto e deu origem a não sei quantos incêndios políticos. Se o Chega se moderar pode haver hipóteses naturalmente de diálogo. Se o Chega não se moderar não há hipótese de diálogo. Nos Açores moderou-se."
Rui Rio, 09-11-2020
"O PS pensava que os entendimentos eram exclusivo das suas prerrogativas de entendimento com o PCP e o BE e percebeu que, não só perdeu o poder nos Açores, por causa do Chega, como vai perder o poder na República por causa do Chega também."
André Ventura, 10-11-2020
"Porque somos tão fofinhos com ditadores?"
João Cotrim Figueiredo, para o ministro Augusto Santos Silva, no debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2021, aludindo nomeadamente à China, 11-10-2020
"Como veem pelas minhas palavras e pela vossa reação, eu não sou mesmo fofinho com tiranos, nem com vizinhos circunstanciais que se encostem a primos de amigos de tiranos para efeitos de provocar mudanças"
Augusto Santos Silva, numa alusão ao acordo parlamentar nos Açores, 11-11-2020
"Quando se fecham as portas a nós [PS], abrem-se as portas a abutres oportunistas, populista e xenófobos para tomar de assalto o sistema político e controlarem partidos que se dizem social-democratas."
Paulo Cafôfo, presidente e deputado do PS na Assembleia Legislativa da Madeira, numa alusão ao Chega e ao acordo político de viabilização de um governo nos Açores, 17-11-2020
"438,81 euros nem sequer é metade do custo de um 'outdoor' que o Chega tem aos montes espalhados pelo país. 438,81 euros, o preço da multa, é o preço de um amendoim para André Ventura, que cospe sobre uma comunidade inteira há anos e sai impune. (...) Vergonha - sua palavra preferida - é o que devia ter na cara e não tem! E vergonha sinto eu também por saber que toda a violência racista e desinformação tem o custo de 400 euros para este agressor."
Joacine Katar Moreira, sobre o valor da multa aplicada ao líder do Chega, por discriminação de cidadãos de etnia cigana, numa publicação no Facebook, 18-11-2020
"É aquilo que eu sempre disse. Na Guiné é que estava bem!"
André Ventura, em reação às declarações de Joacine Katar Moreira, numa publicação no Twitter, 18-11-2020
"Não vou sair a meio de uma caminhada exigente e penosa, não vou fugir às minhas responsabilidades, não vou trocar o que todos sabemos irem ser as adversidades e as impopularidades de amanhã pelo comodismo pessoal ou familiar de hoje."
Marcelo Rebelo de Sousa, anunciando a sua recandidatura à Presidência da República, 07-12-2020
"A pluralidade democrática deste parlamento foi transposta para o Governo dos Açores. É a primeira vez que os Açores contam com um governo que não é só de um partido."
José Manuel Bolieiro, presidente do Governo dos Açores, na abertura da discussão do Programa do Governo dos Açores, 09-12-2020
"Importa verificar se há ou não há um pecado mortal do sistema. Se há, então este SEF [Serviço de Estrangeiros e Fronteiras] não serve e tem de se avançar para uma realidade completamente diferente."
Marcelo Rebelo de Sousa, reagindo ao anúncio de que o Governo vai assumir, em nome do Estado, o pagamento de uma indemnização à família de Ihor Homeniuk, cidadão ucraniano que morreu, a 12 de março, nas instalações do SEF no aeroporto de Lisboa, 10-12-2020
"Eu fui o primeiro não só a lamentar, fui o primeiro a agir quando muitos estavam distraídos, muitos estavam confinados, muitos estavam desatentos."
Eduardo Cabrita, sobre a morte do ucraniano Ihor Homeniuk, 10-12-2020
"Mantenho total confiança no Dr.. Eduardo Cabrita como ministro da Administração Interna. Foi o ministro que fez o que lhe competia fazer. Assim que houve notícia do caso, mandou abrir um inquérito. O inquérito que mandou abrir foi o que permitiu apurar a totalidade da verdade."
António Costa, 11-12-2020
"O PCP, o PAN e o PEV não fecham a porta à convergência para a segunda metade da legislatura. Nem o BE fecha portas para o futuro. E não vejo razões para duvidar desses propósitos."
Marcelo Rebelo de Sousa, Expresso, 11-12-2020
"O que tem sido anunciado e tem sido trabalhado com o Ministério da Administração Interna passará não pela absorção, mas pela fusão entre a PSP e o SEF."
Magina da Silva, depois de um encontro com o Presidente da República, no Palácio de Belém, após dias de polémica em torno da morte de um cidadão ucraniano nas instalações do SEF no aeroporto de Lisboa, em março, 12-12-2020
Estas matérias, "obviamente, com todo o respeito, não são anunciadas por diretores de Polícia."
Eduardo Cabrita, em reação às declarações de Magina da Silva sobre uma eventual fusão entre a PSP e o SEF, 13-12-2020