As restrições que não se sabe quando acabam, a polémica das escolas e outros destaques TSF
A partir da meia-noite entram em vigor as novas restrições. As escolas vão manter-se abertas, mas passam a ter testes rápidos à Covid-19. Saiba o que pode e não pode fazer a partir das 00h00 desta quarta-feira.
Corpo do artigo
António Costa anunciou esta terça-feira à tarde no Parlamento que as novas medidas de combate à pandemia de Covid-19, apresentadas na segunda-feira, entram em vigor a partir das 00h00 de quarta-feira. O primeiro-ministro diz estar certo de que os portugueses se vão mobilizar para travar a terceira vaga e que a maior ajuda que se pode dar aos profissionais de saúde "é evitarmos ser mais um ou criarmos mais um doente que eles têm de tratar". O chefe de Governo não disse é quando é que Portugal poderá desconfinar.
13249568
O anúncio surgiu depois de já se saber que, nas últimas 24 horas, morreram 218 pessoas com coronavírus em Portugal, com o país a registar a maior subida diária de óbitos de sempre. Ao todo, desde o início da pandemia, estão confirmadas 9246 mortes.
13247498
O patamar dos 200 óbitos diários por Covid-19 deve manter-se em Portugal durante vários dias. A previsão é da presidente da Associação Portuguesa de Epidemiologia, Elisabete Ramos, que sublinhou que o número a que o país chegou esa terça-feira - 218 óbitos em 24 horas) já era previsto mais ou menos para esta altura, pelas estimativas feitas recentemente no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.
13249909
Também no Parlamento, o primeiro-ministro revelou que vão começar a fazer-se testes rápidos, já na quarta-feira, nas escolas com ensino secundário dos concelhos em risco de contágio extremamente elevado. "Amanhã vamos iniciar uma campanha de testes rápidos em todas as escolas para reforçar a segurança nas escolas", adiantou Costa.
13249276
Questionado por vários partidos sobre a possibilidade de fecho das escolas, Costa admitiu não hesitar em avançar com essa medida se a variante inglesa do coronavírus, mais contagiante, "se tornar dominante".
13249341
No entanto, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou à chegada à Faculdade de Economia da Universidade Nova, em Lisboa, que o fecho das escolas será "ponderado" na reunião de especialistas e audiências aos partidos na terça-feira.
13248853