ASAE encerra fábrica de enchidos em Almodôvar depois de encontrar bactéria na inspeção
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica detetou, na fábrica, falta de condições de higiene e o incumprimento dos critérios microbiológicos.
Corpo do artigo
A ASAE encerrou uma fábrica de enchidos no concelho de Almodôvar onde foi encontrada uma bactéria numa amostra de chouriços de sangue.
Durante a ação de inspeção, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica detetou falta de condições de higiene e o incumprimento dos critérios microbiológicos.
Durante esta operação, pode ler-se no comunicado, "foi encontrado um boletim analítico que confirmava a presença da bactéria 'Listéria monocytogenes' numa amostra de enchidos", mais precisamente "num chouriço de sangue".
"Esta documentação revelou, assim, incumprimento dos critérios microbiológicos aplicáveis aos géneros alimentícios e, perante a falta de evidência de qualquer medida corretiva por parte do operador económico, foi determinada a suspensão" da sua atividade, "face à potencial contaminação das superfícies de trabalho e equipamentos", revelou a ASAE.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica decidiu, por isso, suspender a atividade da fábrica, para evitar a contaminação dos equipamentos e das superfícies de trabalho.
No total, foram apreendidos 360 kg de enchidos, num valor superior a seis mil euros. Foi ainda aberto um inquérito por indícios de crime sobre a origem, qualidade e composição dos alimentos fabricados.