
Edgar Libório / EPA
Enquanto não se souber a origem do incêndio no Festival Andanças, é impossível saber se os seguros cobrem os danos. Quem tem carro com seguro contra incêndios pode pedir já a indemnização.
Corpo do artigo
A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) diz que ainda é cedo.
Neste momento, não é ainda possível determinar o que esteve na origem do fogo que levou à destruição dos carros e só depois de se conhecer esse dado é as seguradoras poderão dizer se a causa em questão fica, ou não, ao abrigo de algum tipo de seguro que tenha sido contratado.
Nesse caso a organização de seguradoras vê dois cenários. No primeiro podem estar em causa seguros de responsabilidade, isto caso se venha a apurar a existência de responsabilidade por parte de alguma pessoa ou entidade, que seja identificada. Noutro cenário possível poderá estar algum seguro de danos que inclua a cobertura específica de incêndio.
Quanto ao valor dos prejuízos, a Associação Portuguesa de Seguradores diz que ainda está a apurar a dimensão dos danos cobertos por seguros. Esse apuramento "deve demorar algum tempo" diz o comunicado da APS. As seguradoras alegam que a demora se deve à indefinição que envolve as circunstâncias em que o evento se deu e à multiplicidade de seguros que podem vir a ser acionados.
Independentemente de tudo isto, ou seja, independentemente das responsabilidades que vierem a ser apuradas, a Associação Portuguesa de Seguradores lembra aos lesados que tenham feito seguros para as viaturas, que incluam a cobertura de incêndio, podem avançar desde já com o processo de indemnização junto da respetiva seguradora.