Controlo no aeroporto de Lisboa: associação hoteleira elogia suspensão e quer "reforço de meios"

Rita Chantre (arquivo)
A associação apela ainda ao Governo para, com esta suspensão, "repensar toda a infraestrutura em domínios tão fundamentais como o controlo de acessos, a segurança dos cidadãos e, no final do dia, a imagem de Portugal"
O presidente da Associação de Hotelaria de Portugal, Bernardo Trindade, elogia a suspensão imediata e durante três meses do sistema europeu de controlo de fronteiras, considerando que os constrangimentos no aeroporto de Lisboa têm prejudicado o turismo do país.
"A suspensão da implementação do sistema é, apesar de tudo, positiva. O reforço de meios é absolutamente imperioso. Uma atenção muito particular do Governo relativamente às suas responsabilidades é absolutamente mandatória. Nós estamos a sofrer, Lisboa está a sofrer, o país está a sofrer e é fundamental de facto que o Governo assuma esta matéria como absolutamente prioritária", disse Bernardo Trindade, em declarações à TSF.
"E quem pensa que isto só tem implicações ao nível de Lisboa, está muito enganado", acrescentou.
O presidente da Associação de Hotelaria de Portugal quer que o Governo aproveite agora para analisar a política de fronteiras.
"O apelo que faço ao Governo é que aproveite de facto esta suspensão para repensar toda a infraestrutura em domínios tão fundamentais como o controlo de acessos, a segurança dos cidadãos e, no final do dia, a imagem de Portugal."
O sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários vai ser suspenso por três meses no aeroporto de Lisboa, infraestrutura que vai ser reforçada "de imediato" com militares da GNR, anunciou esta terça-feira o Ministério da Administração Interna.
Em comunicado, o Governo justifica o reforço de medidas de contingência no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com "o agravamento dos constrangimentos na zona de chegadas" de passageiros não-europeus provenientes de fora do espaço Schengen devido à evolução do novo Sistema de Entrada/Saída (EES) da União Europeia.
