As empresas com serviços para os LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais) querem uma "estratégia concertada" para que Portugal receba mais turismo da comunidade LGTBI.
Corpo do artigo
Mais de duas dezenas de empresas de norte a sul do país constituíram uma Associação de Comércio e Turismo LGBTI, a Variações, cujo lançamento oficial está marcado para janeiro e que pretende promover Portugal neste segmento turístico.
Basta olhar para o ponto de vista financeiro para se perceber que "o país tem muito a ganhar" com o turismo LGBTI, diz Diogo Vieira da Silva, o diretor-executivo da Variações, uma associação que foi criada recentemente e que tem como objetivo agregar empresas com negócios e serviços de comércio e Turismo LGBTI. A apresentação oficial da Variações é no início do próximo ano.
TSF\audio\2017\12\noticias\27\variacoes
Ao jornalista Rui Tukayana, o diretor-executivo da Variações contou que, para além de juntar o setor, a Variações tem como objetivo trazer para Portugal a organização do Euro Pride 2021, uma semana de orgulho gay que pode trazer meio milhão de pessoas à cidade que acolhe o evento.
A 11 de janeiro, a Variações, apresenta-se oficialmente em Lisboa, anunciando programas para promover Portugal, dentro e fora do país, como "polo comercial e destino turístico LGBTI de referência".
Os empresários que se associaram com este fim inspiraram-se no artista António Variações (1944 -- 1984) para denominar e criar uma estrutura que represente a diversidade do setor e da população, pretendendo ao mesmo tempo fomentar o "crescimento sustentado dos operadores económicos do setor".
Associações deste género existem em vários países no estrangeiro, de França à Colômbia, mas até agora Portugal não figurava nessa lista. "Tal como António Variações somos pioneiros em Portugal", afirmam os empresários.
"Representamos a variação de mercado com o maior crescimento a nível global registado nos últimos anos e o público com maior potencial de crescimento no território nacional na próxima década", declara Diogo Vieira da Silva, membro fundador e diretor executivo da associação